IPESC debate parceria com a Fundação Memorial Padre Cícero para articulações junto ao IBRAM
4 de março de 2018 - 23:56
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Instituto de Pesquisa e Estudos Sócio-Culturais Martins Filho (IPESC), realizou no último dia 27/02, uma reunião com a Fundação Memorial Padre Cícero (FMPC). Na oportunidade, foram analisadas as possibilidades de um trabalho conjunto entre essas duas instituições, e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor –, aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.
Na reunião, com o diretor do IPESC, Professor Dr. Roberto Siebra e a representante do FMPC, Cristina Holanda, foram discutidas as possibilidades de se elaborar um termo de cooperação técnica, com o objetivo de criar e fortalecer uma rede de museus na Região do Cariri. Inicialmente, através da oferta de cursos gratuitos de capacitação em museologia, ministrados por meio da ferramenta Saber Museus, plataforma moodle de Educação à Distância customizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que objetiva capacitar estudantes e profissionais que querem e atuam na área de museus na Região do Cariri.
Esse processo de capacitação é parte de um programa do IBRAM, chamado de Pontos de Memória, que reúne um conjunto de ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museológicos protagonizados e desenvolvidos por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira. Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.
O IPESC e a FMPC partilham de alguns objetivos comuns, em especial na área da preservação da memória, na qual se propõem inicialmente a ofertar cursos na área especifica de museologia através da promoção de cursos com carga horária variável de 40 a 60 horas obedecendo o seguinte calendário:
Curso |
Proposta de Realização |
Plano Museológico |
1º semestre de 2018 |
Conservação preventiva de acervos culturais |
2º semestre de 2018 |
Empografia |
1º semestre de 2019 |
Educação em museus |
2º semestre de2019 |
O Diretor do IPESC ressalta que este encontro é resultado de um esforço da nova gestão do Instituto, com o objetivo de reforçar parcerias que permitam o instituto atingir seus objetivos institucionais e informa que novos programas já estão sendo elaboradas.