IV Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia – IV EREPEG

29 de janeiro de 2018 - 16:53

O IV Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia – EREPEG, será realizado na cidade do Crato, entre os dias 08 e 11 de agosto de 2018, na Universidade Regional do Cariri – URCA.

O prazo para envio de trabalho foi prorrogado para o dia 10 de maio.

O EREPEG reúne pesquisadores, professores universitários e do ensino básico, geógrafos licenciados, todos interessados em discutir questões da área do Ensino de Geografia, com a temática central “FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA”.

Para essa temática e sob tal foco, em que os diferentes movimentos sociais, as políticas educacionais, as práticas educativas podem, também, (re)construir novos conhecimentos considerando a cultura, sociedade e a política que envolve todos os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, serão debatidas questões pertinentes à Educação Geográfica na atualidade da educação brasileira, objetivando destacar as finalidades e funções da formação docente e do conhecimento e avaliação de um currículo que busque a construção de um coletivo equânime voltado para justiça social, com os 04 eixos temáticos, abaixo explicitados.


EIXO 1 – GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO

 Método, metodologia, epistemologia e o conhecimento geográfico no ensino escolar;

 Estágio Supervisionado: conteúdos, linguagens, métodos e metodologias no ensino de geografia;

 Experiências e propostas de elaboração de material didático;

 PIBID em geografia, formação, práticas profissionais e políticas educacionais.


EIXO 2 – GEOGRAFIA E AVALIAÇÃO

 Avaliação e aprendizagem escolar;

 A prática pedagógica e a pesquisa como reflexão de avaliação geográfica;

 Metodologias, avaliação alternativa, formativa e construtiva no ensino de geografia;

 Definição de metas, observação e registro no processo de ensino e aprendizagem em geografia.


EIXO 3 – EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E CURRÍCULO

 Relação entre Geografia, Currículo e a BNCC;

 Geografia inclusiva, multiculturalismo na formação e prática docente;

 Cidade educadora e cotidiano por uma geografia do urbano;

 O conhecimento dos aspectos geoambientais no espaço escolar;

 A Educação e os Movimentos sociais.

EIXO 4 – LINGUAGENS E GEOTECNOLOGIAS

 Arte, literatura e mídias no ensino de geografia;

 Sensoriamento remoto (imagens de satélites, imagens de radar, fotografias aéreas, etc.) para o ensino em sala de aula;

 Cartografia escolar e avaliação cartográfica;

 As geotecnologias na formação docente.


::.1º CIRCULAR DO IV EREPEG (clique aqui)

Maiores informações e inscrições no site do evento: https://iverepeg2018.wixsite.com/iverepeg