Lira Nordestina recebe Projeto Pau de Arara da UNIFOR

20 de dezembro de 2018 - 16:06

Estudantes e professores do curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) que atuam no projeto “Pau de Arara” estiveram nesta terça-feira (18/12) na Lira Nordestina, equipamento cultural vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri (URCA).

A Lira Nordestina é referência nacional de cordel e xilogravura, recebe anualmente pesquisadores e artistas do Brasil e de outros países, que são atraídos pela história, acervo tipográfico e produtos, como matrizes e xilogravuras.

O Projeto Pau de Arara surgiu em 2004 com intuito de permitir uma relação mais próxima entre os alunos da disciplina de fotografia e a extensão universitária. Visa utilizar a fotografia como um instrumento para levar alunos à conhecer a cultura do Nordeste, como também novas etnias.

O principal objetivo do projeto é documentar através de imagens as mais diversas localidades do estado do Ceará. Desta forma, desperta nos alunos o interesse pela cultura regional. O nome Pau de arara é uma homenagem ao meio de transporte utilizado pelo sertanejo.

Em suas últimas edições o projeto visitou Redenção, Canindé, Quixadá, Flecheiras e Guaramiranga. No Cariri, os alunos já conheceram o Centro de Cultura Mestre Noza e a Fundação Casa Grande.