Mestranda em Enfermagem (URCA) realiza mestrado sanduíche em Portugal

12 de fevereiro de 2025 - 11:43

A estudante do Mestrado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), Maria Heloisa Alves Benedito, está realizando mestrado sanduíche em Portugal através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, que tem como um dos objetivos o fortalecimento da internacionalização dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil e a promoção da igualdade racial, do combate ao racismo, do estudo e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas, da acessibilidade e da inclusão. O Programa é financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como pressuposto o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a troca de conhecimentos e experiências em âmbito internacional.

Nesse contexto, o projeto da aluna Maria Heloisa Alves Benedito está sendo desenvolvido no escopo de uma parceria entre as seguintes instituições: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESS+). Tal parceria conta com a coordenação geral da Professora Doutora Paula Marciana Pinheiro de Oliveira (UNILAB).

Em conjunto, essas Instituições têm desenvolvido projetos atrelados à Linha Temática:  Pesquisa e desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos voltados para a promoção da autonomia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Ao todo, as universidades estrangeiras (ESEP e ESS+) receberam 14 pesquisadores brasileiros para o trabalho conjunto nesta temática, sendo sete mestrandos (sendo cinco discentes da UNILAB, uma discente da URCA e um discente da UFC) e sete doutorandos (todos da UNILAB).

O projeto de dissertação de Maria Heloisa Alves Benedito, orientado pela professora Doutora Evanira Rodrigues Maia (URCA), dialoga com essa temática geral ao trazer uma proposta de “Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Triagem do Transtorno do Espectro Autista em Crianças na Atenção Primária à Saúde”. Assim, o projeto tem o objetivo geral de desenvolver um aplicativo móvel para triagem do Transtorno do Espectro Autista, em crianças de 16 a 36 meses de idade, nas consultas de puericultura da Atenção Primária à Saúde a partir do instrumento M-CHAT-R/FTM. O APP será validado com os profissionais de saúde brasileiros e português e com profissionais da Tecnologias da Informação e Comunicação.

A aluna ressalta que a experiência tem sido muito enriquecedora para sua trajetória como pesquisadora e declara que tanto ela quanto os demais estudantes membros do projeto têm “sido muito bem recebidos pela gestão das duas Escolas e pelas nossas orientadoras portuguesas, Dra. Ana Paula Silva Rocha Cantante, Dra. Cristina Barroso Pinto e Dra. Liliana Andreia Neves da Mota”.

 

Fonte: Assessoria de Mobilidade e Internacionalização – AMI/URCA