Nota de congraçamento com a Reconciliação da Igreja Católica e o Padre Cícero

20 de dezembro de 2015 - 13:21

images/stories/11991148_1499839016975893_2146842925_o 1.jpg

A Universidade Regional do Cariri – URCA, em sintonia com a comunidade caririense e a Nação Romeira, rejubila-se com a decisão do Papa Francisco em promover a reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Baptista.

Entende-se que este ato de reconciliação tem a capacidade de reparar um erro histórico que perdura há muitos anos, restabelecendo a justiça para com um dos maiores líderes religiosos e políticos do Nordeste e, por que não dizer, do Brasil.

Desde sua criação em 1987, a Universidade Regional do Cariri vem dedicando parte de sua atenção à pesquisa e divulgação dos fenômenos sócio-religiosos e culturais de devoção popular presentes na nossa sociedade, assim como se esmera em compreender, analisar e difundir este personagem histórico que é o Padre Cícero, em toda a complexidade que lhe é inerente.

Tais iniciativas atestam, portanto, que nos seus vinte e oito anos de atuação a Universidade Regional do Cariri se destaca indubitavelmente como a principal instituição no fomento de estudos acerca do fenômeno religioso e social que surgiu em torno do Padre Cícero ao longo de toda sua trajetória.

 

Neste sentido destacamos:

 

1. Realização de quatro Simpósios Internacionais sobre o Padre Cícero, romeiros, a beata e questões relacionadas.

2. A criação do Instituto José Marrocos de Pesquisa e Estudo Socioculturais do Cariri – IPESC, em 1989, elegendo como objetivo principal contribuir para a consolidação de um núcleo de ação com base na preservação da memória e do patrimônio cultural da Região do Cariri, promovendo estudos, cursos e exposições sobre a temática da religiosidade e do padre Cícero.

3. Realização de diversas pesquisas, levadas a cabo por professores e alunos nas mais diversas áreas do conhecimento e sob os mais variados olhares a respeito do fenômeno de devoção ao padre Cícero e seus possíveis desdobramentos.

4. Organização de eventos acadêmicos e culturais como seminários, fóruns, círculo de debates, exposições etc.

5. Participação na comissão responsável pelos estudos que fundamentaram o pedido de reconciliação (Comissão de Reabilitação Histórico-eclesial do Pe. Cícero)

6. Integração na comitiva que entregou a documentação ao Papa Bento XVI, em 2006.

Neste momento de alegria e celebração, reafirmamos que a Universidade Regional do Cariri – URCA – continuará exercendo o papel de fomentadora de estudos e de pesquisas relativas ao tema em evidência, apoiando ainda mais as ações nesse sentido e igualmente fortalecendo o IPESC, já assumindo o compromisso de realizar o 5º Simpósio Internacional sobre o padre Cícero, em 2017.