O Departamento de Matemática Pura e Aplicada abre as Inscrições para o PAPMEM/2018

11 de janeiro de 2018 - 14:46

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio.

O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes.

Esta é a primeira vez que URCA tem um polo do PAPMEM, isso só foi possível graças a melhoria da internet no Campus, uma vez que as aulas são transmitidas via rede. Teremos 40 vagas para o PAPMEM neste mês, sendo 20 para professores de matemática do ensino médio, da rede pública ou privada e, 20 para alunos curso de licenciatura em matemática da URCA que, no semestre 2017.2 estejam no 7º ou 8º semestre, devendo para isso apresentar declaração, que pode ser online.

Para os professores do ensino médio, trazer declaração da escola assinada pela coordenação ou direção. As inscrições ocorrerão no período de 15 a 18 de Janeiro no Departamento de Matemática Pura e Aplicada, em Juazeiro do Norte, no período das 09:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00. Com este programa, o Departamento de Matemática promove mais uma ação na formação continuada de professores de matemática, pois já temos o mestrado profissional e agora o PAPMEM.

Horário

22 – Segunda

23 – Terça

24 – Quarta

25 – Quinta

26 – Sexta

9:00 – 10:15

Vetores 1

Métodos de Contagem

Jogos de Sperner

Dimensões do Espaço

Estudos

10:45 – 12:00

Aritmética

Revisitando Números e Suas Operações

Vetores 2

Princípio das Gavetas

12:00 – 14:00

ALMOÇO

14:00 – 15:15

Resolução de Exercícios

Avaliação

15:45 – 17:00

Professor Paulo César Cavalcante de Oliveira
Professor Tiago Silva Alencar
Coordenadores do PAPMEM