Observatório da Violência e SEJUS reúnem-se com direção de unidades presidiárias

22 de setembro de 2016 - 12:10

Com o objetivo de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de atividades de estágio e extensão à população presidiária da região do Cariri, reuniram-se na semana passada o Núcleo Gestor do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos do Cariri da URCA, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado do Ceará (SEJUS) e diretores das unidades presidiárias da região. A reunião ocorreu na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), em Juazeiro do Norte.

 

 

O intuito da reunião foi desenvolver ações para o público carcerário, objetivando a busca pela efetiva integralidade das ações. A representante da SEJUS, Lúcia Maria Bertini, apontou as necessidades de atenção à população presidiária e reafirmou a importância da Universidade nesse processo. A coordenadora do Observatório da Violência do Cariri, professora Grayce Alencar Albuquerque, falou sobre a atuação do Observatório da Violência, a partir da realização de atividades de extensão. No momento, a professora pontuou a elaboração, em conjunto com a SEJUS, de um projeto de extensão a ser aplicado dentro dos presídios da região, solicitando o apoio dos presentes. Os diretores reafirmaram a importância deste projeto e da realização de visitas técnicas a esta população, ainda considerada excludente e marginalizada.

 

 

 

“Considero que o direito à assistência em saúde e aos demais tipos de assistência é universal. A população carcerária, por estar privada de sua liberdade, enquadra-se no conceito de população em situação vulnerável. Desta forma, levar atenção ao público carcerário se faz necessária, dado a marginalização que este público ainda sofre”, afirmou a professora. Ela acredita que incentivar a abordagem desta temática no processo de formação do discente é resgatar a dignidade destas pessoas.