PaleoNE 2025 será aberta nesta quarta-feira, 3, em Santana do Cariri, com 12 países

2 de dezembro de 2025 - 19:35

Em solenidade a ser realizada nesta quarta-feira, 3, no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA), será aberta, às 8h, a PaleoNE 2025 / 7th IMERP. O evento contará com a presença de pesquisadores e estudantes de 12 países e 11 estados da federação. Um momento dedicado aos estudos da paleontologia, num dos mais importantes sítios paleontológicos do planeta, em Santana do Cariri, Capital Cearense da Paleontologia. Foram 229 inscritos, sendo 181 presenciais e 48 virtuais, demonstrando o interesse e o alcance do evento.

A cerimônia de abertura terá a presença da vice-reitora da URCA, Socorro Vieira, na ocasião representando o Reitor Carlos Kleber de Oliveira. O evento já se configura como um dos mais relevantes da área já realizados na região.

Com abrangência internacional, estarão presentes no PaleoNE participantes do Brasil, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Escócia, Estados Unidos, Índia, Chile, Irlanda, Madagascar e Argentina. No Brasil, estarão presentes 11 estados e Distrito Federal, como A, CE, DF, MG, PB, PE, PI, RJ, RN, SE, SP e RS.

A PaleoNE contará ainda com 55 instituições, sendo 32 nacionais e 22 estrangeiras, reforçando o caráter global do evento. Para os organizadores, os números relacionados ao evento refletem a força da pesquisa, o intercâmbio científico e a construção coletiva que fazem do PaleoNE 2025 / 7th IMERP um marco para a paleontologia.