Pesquisa analisa contratações antes e durante a pandemia

22 de abril de 2021 - 13:19

Antes ou durante a pandemia da covid-19 alguém do seu domicílio pagou, com alguma frequência, por serviço de diarista, empregada doméstica, babá ou cuidador de idosos? Se a resposta for sim, você pode ajudar a compreender as contratações desses trabalhadores, preenchendo o questionário elaborado por pesquisadores da URCA em parceria com outras instituições. Para participar, basta clicar no link.

A pesquisa “A Contratação dos trabalhadores domésticos durante a pandemia da covid-19” (2ª rodada) busca compreender como estão as contratações destes profissionais durante esse momento. O questionário deve ser respondido por quem teve ou tem trabalhadores domésticos, formais ou informais, no período de antes e/ou durante a pandemia.

As informações coletadas são para fins científicos e serão utilizadas nos estudos promovidos por pesquisadores do Projeto Domésticas da UFRN. A identidade dos participantes é totalmente preservada e não há necessidade de fornecer nome ou qualquer documento de identificação.

O estudo é coordenado pela professora Luana Myrrha, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN e conta com a participação de pesquisadores de outros departamentos da UFRN e das instituições: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Risco

Além dos impactos econômicos e sociais, os trabalhadores domésticos são considerados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre os mais expostos ao risco de contaminação pela covid-19. Isso porque trabalham em contato direto com os empregadores e os seus familiares – atuando em diversas atividades como lavar talheres, roupas e cômodos, cozinhar, passar, cuidar de crianças e de idosos, dirigir, limpar piscina etc. – e, em sua maioria, dependem de transporte coletivo para ir ao trabalho.

Na primeira rodada da pesquisa, o questionário online ficou disponível entre os dias 25 de maio e 06 de junho de 2020, coletando 1.696 respostas válidas. Esta segunda rodada vai a campo durante o mês de abril, após um ano de duração da pandemia.

Para mais informações sobre a pesquisa acesse o site.

Fonte: Vilma Torres de Agecom/UFRN