Pesquisadores da URCA, em parceria com a UFPB, publicam artigo em revista internacional

5 de julho de 2021 - 16:49

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicaram o artigo “Pharmacological and toxicological activities of α-humulene and its isomers: a systematic review” (“Atividades farmacológicas e toxicológicas do α-humuleno e de seus isômeros: uma revisão sistemática”) na Trends in Food Science & Technology, conceituada revista internacional da área de tecnologia atual, ciência alimentar e nutrição humana, cujo fator de impacto é 11.077.

Participaram da elaboração do artigo  Giovana Mendes de Lacerda Leite, Maysa de Oliveira Barbosa, Maria Janice Pereira Lopes, Gyllyandeson de Araújo Delmondes, Daniel Souza Bezerra, Isaac Moura Araújo, Cícero Damon Carvalho de Alencar, Henrique Douglas Melo Coutinho, Irwin Rose Alencar de Menezes, Roseli Barbosa, Marta Regina Kerntopf de Mendonça (URCA), Laisla Rangel Peixoto, José Maria Barbosa-Filho e Cícero Francisco Bezerra Felipe (UFPB).

O artigo foi fruto da dissertação de mestrado da Giovana Mendes de Lacerda Leite, mestre em Bioprospecção Molecular, pelo antigo Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular (PPBM), que hoje recebe o nome de Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR). Trata-se de um dos poucos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pertencentes ao interior do Nordeste brasileiro. É financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos- FINEP e credenciado desde 2007 pela CAPES. Giovana Lacerda foi orientada pela Profa. Dra. Marta Regina Kerntopf de Mendonça, coorientada pelo Prof. Cícero Francisco Bezerra Felipe e sua pesquisa contou com o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

De forma geral, o objetivo da publicação foi realizar uma revisão sistemática (RS) sobre as atividades farmacológicas e toxicológicas do α- humuleno e seus isômeros.

Trata-se de uma pesquisa pioneira, genuinamente idealizada pela URCA, em parceria com UFPB, que contemplou o agrupamento de estudos já desenvolvidos sobre as atividades farmacológicas e toxicológicas desses sesquiterpernos de importância, devido a ampla variedade de propriedades farmacológicas e a aplicabilidade nas indústrias de cosméticos, perfumarias e alimentos.

Considerando que o contexto da pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios em relação a como pensar e desenvolver pesquisas científicas de qualidade e com segurança, principalmente as relacionadas a área da saúde, ressalta-se a importância das RS como estratégias que possibilitam evidências para a orientar e reorientar as práticas de cuidados a saúde, contribuindo, portanto, para a evolução da ciência.

Dessa forma, esse método passou a ser incorporado às pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Farmacologia dos Produtos Naturais- LFPN/URCA, podendo ser considerada uma das principais RS já publicadas.

“Fico muito feliz de ver o nosso trabalho ser reconhecido a nível internacional e em uma revista de grande relevância científica. Não se trata de um trabalho somente meu, mas sim de uma equipe de extrema dedicação e empenho, que não mediu esforços para que essa publicação fosse possível. Saber que, mesmo sendo uma universidade pequena do interior do Ceará, a URCA tem sido grandiosa em termos de pesquisas relevantes e de qualidade, é um motivo de grande orgulho poder contribuir para esse legado”, declara Giovana Lacerda.

Em um cenário onde a ciência brasileira tem sido pouco incentivada e respeitada, o reconhecimento internacional reacende a esperança da importância das descobertas que surgem em nosso país. Além disso, a publicação desse material representa, também, uma conquista importante para a URCA, devido a visibilidade que é permitida as pesquisas realizadas com produtos naturais a partir de uma universidade do nordeste brasileiro.

DOI do artigo: https://doi.org/10.1016/j.tifs.2021.06.049