Pesquisadores da URCA participam de mesa redonda no 75º Congresso Nacional de Botânica

14 de agosto de 2025 - 00:31

A curadora do Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima, Dra. Arlene Pessoa, coordenará, a mesa redonda intitulada “Desvendando a Biodiversidade Vegetal do Semiárido: Alelopatia, óleos essenciais e caracterização morfoanatômica e citogenética das espécies, no 75º Congresso Nacional de Botânica. O evento é realizado em Parnaíba-PI, no período de 9 a 16 de agosto.

A mesa redonda contará com a participação da Dra. Débora Odília Duarte Leite, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química  Biológica, com o tema “Óleos essenciais como aleloquímicos naturais”; do Doutorando Bruno Melo de Alcântara, do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais, que falará sobre  “Avanços nos Estudos de Alelopatia: Integração de Parâmetros Morfoanatômicos e Citogenéticos”,  e Dra. Arlene Pessoa, que abordará sobre Espécies alelopáticas do semiárido.

De acordo com Dra. Arlene Pessoa, nos últimos anos o Grupo de Pesquisa em Botânica Aplicada da Universidade Regional do Cariri (URCA) tem desempenhado um papel importante nos estudos de alelopatia, investigando diferentes parâmetros associados aos seus mecanismos de ação. Para ela, a mesa redonda é uma oportunidade ímpar de divulgar o trabalho realizado pelo grupo, de debater o tema com pesquisadores de outras instituições brasileiras e de firmar parcerias, contribuindo para o fortalecimento do curso de graduação em Ciências Biológicas e dos cursos de Pós-graduação.

O grupo também levará a exposição fotográfica “Chapada do Araripe em Flor” a qual comporá o evento Botânica na Praça, parte integrante do trabalho de extensão desenvolvido pela equipe do Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima (HCDAL), cujo objetivo é levar a comunidade de modo geral o conhecimento da biodiversidade da região do Cariri Cearense.

Durante o 75º Congresso Nacional de Botânica, a URCA está sendo representada pelos docentes Arlene Pessoa, João Tavares Calixto, Caian Gerolamo, Valéria Sampaio e Apiano Ferreira de Moraes, dos pós doutorandos Carlito Santos, Renato Juciano Ferreira e Débora Odília Duarte Leite, além de 25 discentes do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-gradução em Diversidade Biológica e Recursos Naturais por meio das apresentações de trabalhos científicos.