PET da URCA e IACC promovem mesa redonda sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantil
22 de outubro de 2024 - 15:23
A cada ano, cerca de 400 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos desenvolvem câncer. Apesar de, geralmente, não poder ser prevenido ou identificado por meio de rastreamento, a maioria dos cânceres nesta faixa etária pode ser curada com medicamentos e outras formas de tratamento, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
As mortes evitáveis por câncer infantil em países de baixa e média renda resultam de problemas relacionados ao diagnóstico, como incorreções ou atrasos, obstáculos de acesso aos cuidados em saúde, abandono do tratamento e morte por toxicidade e recaídas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, o Instituo Nacional do Câncer (INCA) estima que haverá 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano no triênio de 2023 a 2025: 4.230 casos novos do sexo masculino e de 3.700 do sexo feminino.
Assim, dada a magnitude desta condição, torna-se importante sua divulgação, objetivando-se garantir o diagnóstico precoce do câncer infantil, elevando-se assim, as chances de cura nesta população. Desta forma, o Programa de Educação Tutorial PET Enfermagem da URCA em parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) traz a mesa redonda PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTIL, que acontecerá dia 31 de outubro de 2024, às 18h, no Salão de Atos da URCA.
Para maiores informações e inscrições, favor acessar o link: https://www.instagram.com/p/DBY-8owuly2/?igsh=cXBnOWduOXhmNmRm