Planejamento estratégico debatido em reunião com a Seplag

1 de setembro de 2017 - 00:48

images/stories/reunio planejamento  1.jpg

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Pereira Melo, e o Vice-Reitor, Professor Francisco do Ó Lima Júnior, abriram, na tarde de ontem, reunião de trabalho, com as presenças dos secretários de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Maia Júnior, e o Adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho, para tratar sobre perspectivas de investimentos na região do Cariri, a partir de um plano estratégico, a ser desenvolvido de forma integrada entre as instituições. A reunião aconteceu no auditório do campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

Foi destacada a importância de desenvolvimento de um plano, pautado em ações que possibilitem o fortalecimento dos diversos setores públicos e privados. O encontro aconteceu no auditório do campus Crajubar da URCA, em Juazeiro do Norte.

O secretário Maia Júnior, destacou a relevância no desenvolvimento de ações que possam estar dentro de um plano de prioridades, e passe a integrar e ampliar essas ações. Na ocasião, estiveram representantes de universidades da região, nos seus diversos setores, além de secretários municipais.

Esse é um momento estratégico, para se propor ações ao planejamento que está sendo feito pelo Governo do Estado em conjunto com as instituições, verificando as prioridades das ações previstas. A ideia é debater os objetivos, a médio e longo prazo. Para os participantes, essa é uma forma de pensar o futuro de modo planejado, estabelecendo metas até mesmo para as próximas três décadas.

Para o Secretário Maia Júnior, a participação da Seplag é no sentido de poder colaborar com as ações a serem trabalhadas nas instituições e conhecer a realidade de cada uma mais de perto, com um planejamento mais efetivo. Com isso, continuar desenvolvendo os avanços necessários nos diversos setores, incluindo tecnologia e inovação, com um nível de educação cada vez mais fortalecido.

O Reitor da URCA destaca o momento de conclusão de ações de planejamento junto ao governo, e afirma que há uma necessidade de alinhamento com o Governo do Estado. A vinda do secretário Maia é para o planejamento de um plano até 2050. “Uma forma de pensar o futuro, dentro da realidade de recurso e por meio de ações propostas, de forma responsável”, explica.

A integração institucional e de setores estará sendo trabalhada, num contexto de transformação necessária. Ele clássica que o momento não se resume apenas a uma reunião institucional, mas com a propostas para se levantar uma agenda e tabular ações.