Premiação da XIV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece no campus Crajubar

24 de setembro de 2019 - 10:08 # # #

Escolas públicas regionais e 26 alunos medalhistas prata e bronze da XIV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas receberam, na última sexta-feira, 21, a premiação, durante solenidade realizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Regional do Cariri (URCA). A cerimônia contou com a presença do Vice-Reitor da Instituição, Professor Carlos Kleber de Oliveira.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP, acontece desde o ano de 2005. A partir de 2006, foi criada uma Olimpíada Regional de Matemática, em Juazeiro do Norte, instalada no Curso de Matemática, no campus Crajubar. Os trabalhos contam com a coordenação regional do Professor Pedro Ferreira.

A cada ano é realizada a distribuição de medalhas, com as premiações regionais. A premiação aconteceu este ano na URCA, em Juazeiro do Norte, referente à Olimpíada do ano passado, e parte das medalhas também foram entregues para estudantes de Iguatu.

Foram 18 alunos medalhistas de bronze e mais oito alunos medalhistas de prata. Além disso, dois professores, um de escola de Missão Velha, vinculado ao Crato, e outro de escola de Campos Sales, também receberam as respectivas premiações. Foram entregues premiações a duas escolas, uma delas em Farias Brito.

Esse evento premia alunos todos os anos, com distribuição de 500 medalhas de ouro, sendo 200 para o nível 1, que consiste dos alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental, mais 200 para o nível 2, dos alunos matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental, e mais cem medalhas para o nível 3, com todos os alunos do ensino médio, para estudantes do Brasil inteiro.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em 2005, foram 10,5 milhões de alunos inscritos no País; em 2006, cerca de 14 milhões, e agora já se chegou próximo aos 20 milhões de participantes. Tem também o programa de iniciação científica júnior, que os estudantes participantes podem fazer parte. Mais informações sobre a Olimpíada podem ser acessadas através www.obmep.org.br.