Presidente da Funcap participa de reunião na URCA com pesquisadores, Reitor em Exercício e Pró-Reitores
29 de maio de 2015 - 11:07
A Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu a visita do Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Francisco César de Sá Barreto. Ele foi recepcionado pelo Reitor em Exercício, Professor Patrício Melo, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Arlene Pessoa, além do Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Francisco do Ó de Lima Júnior, e professores pesquisadores da Instituição. O encontro foi realizado na sala de reuniões do prédio do Mestrado em Bioprospecção Molecular, em fase de pré-inaugurarão, na última terça-feira.
Na ocasião, o presidente da Funcap destacou os projetos que pretende desenvolver junto ao órgão nos próximos anos, e ao mesmo tempo o Reitor em Exercício falou das principais necessidades e avanços relacionados à pesquisa na URCA. Além disso, os professores destacaram carências em relação às condições relacionadas à pesquisa e voltadas para melhoria da infraestrutura na Universidade.
O Presidente da Funcap fez uma abordagem das condições da fundação no atual cenário nacional, destacando a condição de estabilidade em relação ao seu funcionamento. Além disso, ressaltou a necessidade da maior participação da comunidade para o seu crescimento e fortalecimento. Atualmente, conforme o Professor Francisco César, a Funcap tem atuado principalmente na concessão de bolsas de iniciação científica, nas áreas de mestrado e doutorado. Houve um avanço nesse sentido, já que chegava a 30% das concessões das bolsas e agora atinge o patamar de 45%, com aumente no número de bolsas de iniciação, cobrindo uma demanda importante no Estado.
Ele disse que uma de suas prioridades na gestão é fortalecer o projeto de fixação do professor pesquisador no interior, com a concessão de bolsas de iniciação científica, intercâmbios, recursos para mobilidade, custeio, além de expandir a pós-graduação. A Professora Arlene ressaltou a implantação de novos cursos de pós-graduação na URCA, em parceria com outras instituições, como os Mestrados Interinstitucionais e os Doutorados Interinstitucionais, somando-se nove pós-graduações Strictu Sensu, no intuito de facilitar o processo de qualificação dos professores da URCA, além da ampliação na publicação de periódicos e lançamentos de editais para edição de pesquisas dos docentes da Instituição.
O Reitor em Exercício da URCA, Professor Patrício Melo, destacou o crescimento nos últimos anos na área da pós-graduação, principalmente no número de doutores. Em cerca de 10 anos, ele disse que a URCA saltou de um quadro de 10 Professores-Doutores para 110, com cerca de 90 em fase de doutoramento. O Mestrado de Bioprospecção, já implantado na URCA, é pioneiro no Brasil na sua estrutura, e segue como carro-chefe, sendo o primeiro da Universidade.
O Reitor solicitou apoio ao Presidente da Funcap para o fortalecimento de projetos de pesquisa na URCA, principalmente no que diz respeito à infraestrutura dos laboratórios e apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Professor Patrício ainda fez um apelo para que a Funcap esteja mais próxima das universidades estaduais, com um olhar especial. Ele avaliou o momento positivo do encontro, que acena para melhorias na área principalmente no interior do Ceará.