Professor da URCA é aprovado no Processo Seletivo para o doutorado pela Cátedra da UNESCO
11 de dezembro de 2015 - 10:17
O Professor Ms. Eduardo Guimarães, do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA)) é o primeiro docente do Geopark Araripe e,
consequentemente do Brasil, a ser recentemente aprovado para o doutorado na Universidade Trás os Montes/Portugal (UTAD), pela Cátedra da UNESCO.
A linha de pesquisa da Cátedra para a qual seu projeto de pesquisa foi submetido versa sobre a “Atividade física em espaços naturais: análise multidisciplinar dos benefícios para saúde”. E a perspectiva de trabalhos via Cátedra se enquadra no tema “Geoparques, desenvolvimento regional sustentável e estilos de vida saudável”, da UTAD.
O Professor Eduardo destaca o apoio que teve da URCA, dos professores Allysson Pinheiro (Biologia), Álamo Feitosa (Paleontologia), José Patrício Melo (Reitor), Lima Junior (Vice-Reitor), para ele pessoas que promoveram sua aproximação com o Geopark Araripe, o que rendeu alguns resultados como o seu projeto de pesquisa, o qual teve orientação do Professor Dr. Ronaldo Calçada Dias Gabriel, da Associado do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD. Como sua pesquisa tem relação direta com a prática de atividade em ambientes abertos vinculados ao geoparques, a coesão com a intenção da UNESCO foi de certa forma natural.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a meta é aproximar os geoparques às práticas saudáveis. O professor ressaltou a satisfação de iniciar mais esta etapa de sua formação acadêmica, com perspectiva internacional e aproveitou para evidenciar a relevância desse trabalho para a Universidade Regional do Cariri (URCA), com destaque para o Geopark Araripe.
Com sua formação, o vínculo entre o Geopark Araripe e a Europa se fortalece na categoria pesquisa científica e intercâmbio cultural.