Professor de Curso de Física da URCA é contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq
15 de fevereiro de 2016 - 11:47
Professor de Curso de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), Alexandre Magno Rodrigues Teixeira, foi contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível PQ-2, na chamada pública de 2015 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq.
A referida bolsa é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq. Portanto, o resultado é concedido pelo mérito do projeto de pesquisa e produtividade acadêmica do candidato.
Segundo análise do CNPq o projeto, intitulado “Estudos de espectroscopia vibracional e cálculos DFT de compostos naturais e sintéticos”, tem mérito técnico-científico por conciliar experimentos e cálculos teóricos usando técnicas espectroscópicas extremamente versáteis na caracterização de substâncias moleculares de grande relevância na medicina, indústria farmacêutica e de alimentos. Na analise do mérito do Currículo Lattes contou a repercussão da produção científica do professor, bem como as atividades de gestão científica, acadêmica e como revisor de importantes periódicos científicos.
Explica o professor Alexandre Magno que o objetivo central do projeto é investigar as propriedades estruturais e espectroscópicas de substâncias orgânicas naturais e sintéticas de importância biológica e medicinal por espelhamento Raman, espectroscopia no infravermelho e cálculos de química quântica usando a Teoria do Funcional da Densidade (DFT).
Alexandre Magno Rodrigues Teixeira é Professor Associado vinculado ao Departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) e ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/SBF/URCA), também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular da URCA.