Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PMAE/URCA recebe nota 4 da CAPES

12 de janeiro de 2026 - 20:41

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PMAE/URCA, iniciado em 2014, recebe a nota 4 na última avaliação quadrienal da CAPES.

Isso representa a consolidação de práticas e estratégias coletivas ao longo de 10 anos, que fizeram o curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem apresentar padrão de qualidade muito bom nos critérios de avaliação.

Importante destacar o trabalho da coordenação no quadriênio 2021-2024, com o Dr. Glauberto Quirino e Dra Emiliana Bezerra, docentes, discentes, técnicos e egressos. A elevação da nota do Programa para 4, abre, ainda, a possibilidade de submissão de proposta de um curso de doutorado, o que vai ser estudado e planejado pelo Colegiado.

Conforme divulgado no relatório de avaliação, o Mestrado em Enfermagem recebeu no Quesito I (programa) o conceito Bom, no quesito II (Formação) Muito Bom e no Quesito III (impacto na sociedade) o conceito Bom. Destaca-se que o impacto econômico, social e cultural do programa na região foi compatível com o conceito Muito Bom. Outro destaque foi que o programa apresenta produções

voltadas à solidariedade (muito bom) como pesquisas desenvolvidas que abordam políticas públicas a partir de problemas locais da região do Cariri.