Projeto PET-Saúde Interprofissionalidade formaliza proposta junto a PROGRAD
8 de maio de 2019 - 19:40
A posposta PET Saúde Interprofissionalidade URCA/ SMS Crato/ 20ª CRES foi formalizada junto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), com o Pró-reitor João Luis do Nascimento Mota, no último dia 16. O projeto foi elaborado pelos professores Álissan Karine Lima Martins e Francisco Elizaudo de Brito Júnior integrando alunos de graduação dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Ciências Biológicas, além do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.
A proposta conta com cinco grupos de trabalho que envolvem 12 bolsistas, sendo seis alunos de graduação, quatro preceptores da Secretaria Municipal de Saúde e dois tutores, professores da URCA, e será realizada durante 24 meses.
Com o objetivo de promover iniciativas de educação e práticas interprofissionais em saúde pela integração entre discentes dos cursos de graduação em saúde e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva as ações do projeto tiveram início no mês de abril, com oficinas de qualificação e visitas de campo, o cronograma dispõe de atividades até o mês de setembro.
A coordenadora do projeto, professora Álissan Karine Lima Martins relata que é importante a integração do serviço com a comunidade.”A proposta é um modelo de educação interprofissional em saúde, pioneiro para alunos de graduação, com iniciativas de educação e práticas, que aproximam os serviços para comunidade” disse.
A partir da proposta de formação de grupos tutoriais interdisciplinares integrados no território e na gestão em saúde com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, as equipes irão trabalhar nos eixos de vigilância em saúde no território com ênfase na territorialização, nas geotecnologias em saúde; tecnologias de cuidado em saúde; e educação permanente em saúde.
Com isso, os alunos dos cursos de graduação em saúde terão oportunidades para o trabalho integrado com a rede sob um enfoque interprofissional, que trabalha em prol de um campo em comum e contribui para qualificação da atenção, educação permanente e gestão em saúde.
Para realizar a integração da proposta com projetos e iniciativas do Ministério da Educação foi feita parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem, para desenvolver atividades colaborativas no campo da pesquisa, ensino e extensão.