Rede PROFNIT realiza aula inaugural de Mestrado na URCA

31 de março de 2025 - 15:43

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, na última sexta-feira, 28, aula inaugural do Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). O momento de abertura do curso aconteceu no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

A recepção inicial à primeira turma do mestrado ocorreu com a palestra da Professora Tecia Vieira Carvalho, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, vice coordenadora e docente permanente do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) do IFCE.

Na ocasião, a Vice-Reitora da URCA, Professora Socorro Vieira, que esteve representando o Reitor Carlos Kleber de Oliveira, saudou os participantes do novo curso da pós-graduação em rede da Instituição. Ela ressaltou o papel da instituição no processo de desenvolvimento regional e a sua contribuição nas áreas de graduação e pós-graduação. “Essa turma faz história por ser a primeira desse mestrado e para nós é uma grande alegria termos mais um programa, na certeza de levar contribuições para a nossa sociedade”, disse.

O pró-reitor de Empreendedorismo e Inovação da URCA, Professor Frederico Tavares, fez uma apresentação da rede e destacou a sua importância com a colaboração de instituições e todo o processo de construção do mestrado.

A solenidade de abertura contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Juliana Oliveira, e da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rosa Medeiros, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor Dr. Renato Fernandes de Oliveira, da coordenadora do Ponto Focal URCA, Jeanne Sidrim de Figueiredo Mendonça, e dos Coordenadores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), Synardo Leonardo de Oliveira Pereira (URCA) e Erwin Ulises Lopez Palechor (UFCA), além do Yuri Almeida Lacerda, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e Allysson Allex de Paula, docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA).