Reitor da URCA participa de evento sobre Geoparques no Uruguai com representantes de 14 países
3 de dezembro de 2018 - 11:55
O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), José Patrício Melo, participou de viagem ao Uruguai, para manter intercâmbio de trabalho relacionado ao Geopark Araripe. Na última semana, ele esteve no Departamento de Flores (Uruguai), Geopark Grutas Del Palácio Unesco Global, compartilhando as experiências de 12 anos do GA.
Estiveram presentes representantes de 14 países da América Latina e Caribe. Participou representante da presidência do Conselho de Geoparques da UNESCO e diretoria da Divisão de Ciências da Terra da UNESCO-Montevidéo, Denise Gorfinkel
No próximo ano, o Geopark passará pela avaliação quadrienal da UNESCO e da Global Geoparks Network – GGN. Até agora, frente a todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em prol do GA, em todas as avaliações o projeto conseguiu Selo Verde, que credencia o Geopark junto à Rede Global.
O Geopark Araripe, proposto pela URCA, envolve seis municípios do Sul do Ceará e recebe visitantes interessados em conhecer as riquezas naturais, visitas a museus paleontológicos, históricos, além do conhecimento à arqueologia da região.
Entre os equipamentos que fazem parte do Geoprk, está o Museu de Fósseis Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri; o Padre Cicero, na colina do Horto, um dos principais centros religiosos de visitação do Brasil; a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda; a Cachoeira de Missão Velha, os Parques Aquáticos (Arajara Park, Sítio Pinheiro, Caldas) e naturais (Floresta Nacional do Araripe) e casarios do centro histórico de Barbalha.
Também estão inseridos o Sitio Fundação e as pinturas rupestres (Santa Fé), e o centro de interpretação na sede do Geopark Araripe, em Crato. O geossítios passaram a fazer parte do território da UNESCO, desde 2006.
Para maiores informações: www.geoparkararipe.org.br. As visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone: (88)-31021237.
.