Reitor da URCA participa de 73º Fórum da Abruem, em Campo Grande – MS

28 de maio de 2025 - 00:15

Com uma vasta programação, foi realizado de 21 a 24 de maio, o 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, que esse ano ocorreu no Estado do Matogrosso do Sul. A Universidade Regional do Cariri – URCA, foi representada, na ocasião, pelo Reitor Carlos Kleber de Oliveira.

O evento foi aberto com a presença de autoridades, na Universidade Estadual de Matogrosso do Sul, em Campo Grande. A principal temática debatida foi Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil.

O Governador do Estado de MS, Eduardo Corrêa Riedel, esteva na solenidade juntamente com retores de diversas universidades brasileiras. Ele ministrou a  palestra de abertura, que trouxe como tema O papel da Governança e Sustentabilidade no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de MS, contando com os reitores Prof. Laércio Alves de Carvalho – Reitor da UEMS; Profa. Luciana Ferreira da Silva – Vice-Reitora da UEMS; Profa. Cicília Raquel Maia Leite – Presidente da ABRUEM e a Profa. Nara Lúcia Perondi Fortes – Vice-Presidente da ABRUEM.

Tendo como palestrante a Ministra do Planejamento e Orçamento – Governo Federal, Simone Tebet, no segundo dia do evento foi abordado o tema As Rotas de Integração Sul-Americana como estratégia de integração regional.

A programação reuniu ainda debates como A importância das parcerias estratégicas para o desenvolvimento Regional, com o Palestrante Jaime Verruck – Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência; Os desafios da Flexibilização curricular para uma formação mais diversificada frente às demandas da sociedade, com a Palestrante Professora Joana Angelica Guimarães da Luz – Reitora da UFSB, além das câmaras e visitas técnicas durante o evento.