Reitor em Exercício e Pró-Reitores destacam importância da FM Universitária da URCA e pedem apoio ao Ministro das Comunicações pela liberação junto ao Congresso Nacional
29 de janeiro de 2016 - 15:50
O Ministro das Comunicações, André Figueiredo, esteve na manhã desta sexta-feira, em visita à Universidade Regional do Cariri (URCA). Ele declarou, na ocasião, o seu empenho em atuar junto à Câmara dos Deputados, na liberação da Rádio FM Universitária da URCA, e anunciou uma geradora de tevê educativa para a cidade do Crato. O Ministro foi recepcionado pelo Reitor em Exercício da Universidade, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, e pró-reitores da Instituição.
O Reitor em Exercício ressaltou a necessidade do veículo de comunicação junto à Universidade, cuja concessão já foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e o terreno para instalar à antena concedido. A emissora será instalada no mesmo prédio onde funciona atualmente o Centro Experimental do Geopark Araripe e os equipamentos estão sendo adquiridos. Ele ressaltou que tudo já está praticamente pronto, aguardando apenas a liberação e pediu a intermediação do ministério, para que isso ocorra o quanto antes. André Figueiredo, ao destacar a importância da URCA para a região, disse que não iria deixar um só momento de estaracompanhando o processo, até que seja totalmente liberada a rádio para a URCA.
A Pró-Reitora da Extensão da URCA, Professora Arlene Pessoa, destacou todos os procedimentos já realizado para a conquista da nova emissora. Ela disse que a rádio estará ligada à Pró-reitoria de Extensão, e, além de ter passado pela Presidente, já houve publicação no Diário Oficial da União. Agora se espera o último trâmite junto ao Congresso Nacional. “Estamos ansiosos para dar início as ações da FM Universitária. A URCA tem alunos de outros estados e de cidades da região, e essa rádio é de suma importância para estabelecer essa comunicação entre a Instituição e a comunidade em geral”, diz a Pró-Reitora.
O Ministro disse que estão em andamento várias outras outorgas e está lutando para que sejam logo enviadas ao Congresso Nacional e finalize esse processo de tramitação. “O que tinha de tramitar no ministério já foi concluído, mas isso não impede que a nossa ação política junto ao Ministro Jacques Wagner, para que ele possa dar maior rapidez possível, seja realizada. Essa demanda tem represado várias emissoras educativas e comunitárias e mesmo comerciais”, explica.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alysson Pinheiro, ressaltou os avanços da Universidade nos últimos anos, com qualificação do quadro docente e desenvolvimento representativo na área da pesquisa. Além disso, enfatizou a importância da emissora como forma de levar o conhecimento à sociedade e de haver uma interação maior com a comunidade. “Um mecanismo desse é fundamental para que a sociedade interaja”, ressalta.
O momento de crescimento vivenciado pela URCA foi exposto pelo Reitor em Exercício, e essa nova realidade merece uma visibilidade maior, conforme ele, como Instituição protagonista na formação de ensino superior e sua amplitude de atuação. “A URCA é uma universidade de status federal, tendo em vista o seu raio de atuação, incluindo estados como Pernambuco, Maranhão e Piauí, ultrapassando esse aspecto do regional apenas do Cariri e Centro-Sul”, diz ele. A URCA possui mais de 11 mil estudantes, o que corresponde a um terço dos alunos matriculados na área de graduação do Estado. Ele ainda ressaltou o crescimento da pós-graduação, além de contar com o Mestrado em Bioprospecção Molecular, além das parcerias para a criação de Mestrados Interinstitucionais (Minters) e Doutorados Interinstitucionais (Dinters).
O Ministro recebeu do Reitor em Exercício uma série de publicações de pesquisadores da URCA, além de material sobre o Geopark Araripe, ressaltando a sua relevância, sendo o primeiro nas Américas, e que este ano completa uma década de criado pela URCA, no interior do Estado. “De todos os geoparks do mundo, três são administrados por universidades, e somos uma delas, demonstrando a vocação regional da URCA, que a credencia para isso”, diz. Em mais um ano, o projeto recebe o Selo Verde, da Rede Global de Geoparks, e novas estratégias que vinculam as ações do Geopark à Universidade estão sendo desenvolvidas.
Chamada pública e nova geradora de tevê para o Crato
O Ministério das Comunicações acertou com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da emissora oficial do Governo Federal, a TV NBR, e a TV Ceará, os canais da cidadania, e o primeiro município que vai ter uma nova geradora é o Crato. “Vamos trazer para cá e já acertei com a presidência da EBC, essa semana, para que ainda este ano haja a instalação dessa emissora, que vai ter de 3 a 4 horas de conteúdo sendo gerado localmente, para toda a região do Cariri e Centro-Sul”, diz o ministro André Figueiredo.
Também será realizada chamada pública para implementação de uma tevê em Nova Olinda, pleiteada pela Fundação Casa Grande, entidade parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Ministro afirma que o edital foi lançado em dezembro do ano passado.