Residência Pedagógica realiza I Seminário Avaliativo 

10 de julho de 2023 - 20:03

A Coordenação Institucional do Programa de Residência Pedagógica, realizou o I Seminário Avaliativo Formativo dos Módulos I e II do Programa de Residência Pedagógica da URCA com o tema “O saber leva tempo para crescer”.

O evento, realizado no último dia 4 de julho, teve como objetivo reunir todos os sujeitos (residentes, preceptores e docentes-orientadores) que fazem o referido Programa, para juntos avaliarem as ações feitas até o momento de finalização do Módulo I e assim, traçar novos rumos, planos e metas para o Módulo II.

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, foi realizado no auditório e entorno do Campus CRAJUBAR em Juazeiro do Norte.

Na ocasião houve uma reflexão de temas pertinentes à formação docente desenvolvida por meio do Programa de Residência Pedagógica da URCA, e, uma oficina, que resultou em uma intervenção Urbana. A ideia é que as pessoas que passem pelo movimentado triângulo CRAJUBAR, possam admirar as árvores em que foram penduradas “palavrasmundo” (que numa concepção freiriana, são aquelas que nos fazem parar, refletir e problematizar o nosso mundo, pessoal, social, profissional, ambiental… na tentativa de melhor entendê-lo e melhorá-lo) escritas em papel reciclável, com tinta feita de pigmentos naturais, provenientes do ateliê de pinturas do Curso de Artes Visuais da URCA. Um detalhe, é que o papel utilizado contém sementes de flores e de outras árvores, quando a própria natureza se encarregar de destruí-los eles se transformarão em jardim, darão um colorido novo ao lugar.

A inspiração veio do trabalho da artista Yoko Ono e sua obra Árvore dos Desejos (https://www.wishtreeforyokoono.com/pt/ .  A ideia da árvore, foi representativa e contribuiu com o fazer didático-pedagógico do Programa. O texto do filósofo Rubem Alves, “sobre jequitibás e eucalipitos, amor”, também contribuiu e inspirou, em defesa da educação e do nosso patrimônio, a Floresta Nacional do Araripe.