Reunião Regional da SBPC no Cariri abre hoje (2); evento contará com mais de 4 mil participantes
2 de maio de 2017 - 01:27
SBPC NO CARIRI
A programação acontece na URCA, de 3 a 6 de maio. Abertura será às 19 horas, no Centro de Convenções do Cariri
O Cariri abre as portas para o mundo da ciência. Com cerca de 3 mil inscritos e perspectiva de participação de mais de 4 mil pessoas, será aberta oficialmente às 19 horas desta terça-feira, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Convenções do Cariri (Av. Padre Cícero, 4400 – Muriti – Crato). A URCA será sede do maior evento científico já realizado no interior do Estado, com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). Autoridades do Estado e federais, além de representantes das mais importantes instituições de fomento à pesquisa do Brasil estarão presentes.
Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a reunião irá contar com 17 conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as conferências, a RR trará discussões sobre “Por que o Cariri necessita e merece mais dados de satélites?”, Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas”, “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da matemática Brasil”, “A situação da CT&I no Brasil”.
O Governador Camilo Santana deverá estar presente, juntamente com o Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, a presidente da SBPC, Helena Nader, e o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo. A reunião regional prossegue até o dia 6. O evento acontece com a parceria das universidades e cursos superiores no Cariri, públicos e privados. A programação com as principais palestras e conferências, além da SBPC Jovem, acontece em Crato, no campus do Pimenta da URCA. Estarão atuando na organização do evento cerca de 300 pessoas, grande parte monitores remunerados e não remunerados, dos diversos cursos da região.
Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.
O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secitece, URCA e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa da região. Serão apresentados em sessões de pôsteres mais de 160 trabalhos inscritos.
Reitor destaca desafio da URCA diante de um grande evento
O Reitor da URCA, Professor Patricio Pereira Melo, afirma que a SBPC tem um papel fundamental na difusão e promoção da ciência, e a URCA começou a ingressar como uma instituição madura, para o universo da pesquisa e da pós-graduação. O evento congrega, por coincidência, uma lógica do desenvolvimento sustentável dentro da universidade, sobre as potencialidades de pesquisa no quadro da região. Com isso, abre a possibilidade de um olhar para o futuro da própria universidade brasileira, na promoção do desenvolvimento científico, vislumbrando o território. Ele destaca as parcerias que estão sendo realizadas com as outras universidades, centros universitários da região e institutos de pesquisa, e toda a contribuições que estão sendo ofertadas nesse momento.
O Reitor destaca alguns diferenciais com a proposta do evento da SBPC, incluindo a quantidade de pessoas, instituições envolvidas, palestras, e toda a programação. Será o maior evento voltado para a ciência realizado no interior do Estado.
O Reitor ainda ressalta a atuação da SBPC Jovem, com o envolvimento das escolas públicas e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), com uma agenda especial voltada para as escolas.
“O Trabalho do Geopark Araripe desenvolvido junto à Unesco foi como uma vitrine para essa estratégia de desenvolvimento regional, no geoturismo, deste projeto para realizar esse evento na região, e sem dúvida uma oportunidade”, disse o Reitor. Muitos dos participantes estão vindo ao território pela primeira vez. “A realização desse evento é um desafio. A margem de erro é pequena. Todos os cuidados estão sendo urgenciados, desde a comunicação, infraestrutura, os órgãos de segurança e saúde, entre outros”, afirma Patrício Melo. A URCA entra no rol das grandes universidades do Brasil, na realização de um evento de porte nacional, como esse.
Minicursos
A edição deste ano da RR contará com 34 minicursos sobre temas como “Geoprocessamento aplicado à gestão pública”, “Escrita científica em látex”, “Plantas medicinais do Cariri e centro sul do Ceará”, “Cachaça: Tradição e inovações”, “Reaproveitamento integral de alimentos regionais”, “Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental”, “Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil”, “Cidadania, direito e acessibilidade”, “Microbiologia aplicada à saúde”, entre outros. Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Regional poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00.
Novidades
O Dia da Família na Ciência desta edição da RR será diferente e oferecerá aos participantes – mediante inscrição – um passeio ao Geopark Araripe, onde todos poderão visitar os geossítios, aprendendo mais sobre ciência e educação in loco. Será um passeio monitorado para quem quiser conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul.
O Geopark Araripe é composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km2. A região preserva fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que ajudam a reconstituir uma história de mais de 120 milhões de anos.
Deverão estar presentes, além do Governo do Estado, o ministro da Educação Mendonça Filho; o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda. Também participam da solenidade de abertura, a presidente da SBPC, Helena Nader; o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, e o presidente da Funcap, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno.
SBPC Jovem: um despertar para a ciência
Nos dias 04 e 05 acontece a SBPC Jovem, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, das 9 horas às 17 horas. A abertura de um mundo de descoberta para os estudantes das escolas públicas e privadas da região e ao público que puder contemplar várias experiências científicas inéditas. A SBPC Jovem contará com uma programação voltada para estudantes do ensino básico.
As atividades a serem apresentadas visam o despertar do interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação. A programação com diversas atividades, oficinas, exposições de pôsteres, contação de contos e histórias infantis, será aberta todo os dias e não será necessário fazer inscrição. Ainda contará com o Planetário Móvel e o Ciência Itinerante, por meio da Secretaria de Ciência. Tecnologia, e Educação Superior do Estado (SECITECE).
Universidades e institutos federais estarão envolvidos nas atividades. O mundo da química, da física, estatística, astronomia, será explorado pelos estudantes. Por meio de uma parceria com asCoordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), será realizado um trabalho de difusão do conhecimento científico com os jovens de várias escolas do Cariri.
Ciência Itinerante
Consiste de ônibus laboratório, com monitores, que apresentam experimentos. As apresentações são realizadas em laboratório móvel, instalado em ônibus especialmente projetado para o Ciência Itinerante. Os monitores fazem demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.
Planetário Móvel
O Centro de Educação à Distância, em parceria com a Universidade do Vale do Acaraú e o Planetário de Sobral, dispõe de um planetário móvel que foi instalado para aulas práticas e encontros presenciais do curso semipresencial da formação de professores e estudantes em astronomia e astronáutica. O Planetário será apresentado durante a SBPC Jovem regional, no Cariri, tem o objetivo de promover o conhecimento científico no contexto interdisciplinar para áreas da física, astronomia, biologia, química e matemática.
Programação Cultural diversificada
A Cultura do Cariri em evidência no mundo científico. Todos os dias será realizada uma programação cultural diversificada para os participantes. A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) incluirá apresentações, shows e espetáculos teatrais que carregam a pluralidade artística da região.
Serão grupos teatrais e de tradição popular que se apresentam ao longo da programação. A abertura oficial, na terça-feira, contará com a Orquestra da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que tem se destacado na região, com apresentações do cancioneiro popular ao universal. Nos dias 3 e 4 de maio, se apresentam Diego Gonçalves Monteiro (Dom Rasta) e Jéssika Bezerra Oliveira Leite (Banda Sol na Macambira). Entre as apresentações teatrais se destacam, Coletivo Dama Vermelha, com o espetáculo “Que Horas ela vem para o Chá?” e Luiz Severo Neto Filho, com a peça “Ser Famosa a Qualquer Custo”. O encerramento da programação, dia 5, será com grupos de reisado e a tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.