Riqueza da flora do Araripe publicada no guia do Museu Field de História Natural, em Chicago, nos EUA
31 de janeiro de 2018 - 16:03
A publicação é resultado de trabalho realizado por pesquisadores da URCA, UFC, UFRPE e UFPB
Publicado no site do Museu Field de História Natural, o trabalho dos pesquisadores da Universidade Regional do Cariri-Urca, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta 130 espécies da flora da área da Floresta Nacional do Araripe (Flona – Araripe). As imagens do material identificado também foram replicadas no perfil do Facebook do museu, destacando a riqueza da floresta.
O trabalho faz parte de um apanhado de amostras identificadas na Flona – Araripe, de pesquisas realizadas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima (HCDAL), pelos pesquisadores Arlene Pessoa (URCA), Antônio Carlito B. dos Santos (URCA), Marcos Aurélio dos Santos (URCA), Ana Cleide Moraes Mendonça (URCA), Rubens Queiroz (UFPB), Rayane Ribeiro (UFRPE/UFC) e Maria Iracema Loiola (UFC).
O Museu Field de História Natural está situado na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, localizado no Grant Park e às margens do Lago Michigan. É um dos mais importantes na área no mundo, com relevantes coleções em exposição.
Na publicação é destacado o histórico relacionado à área de Flona, uma área de 38,919 hectares nos municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Abriga três tipos de vegetação: Savannah (cerrado), Savannah-Estépica (carrasco) e floresta sazonal perene (floresta úmida).
O guia destina-se subsidiar pesquisadores e não especialistas interessados em explorar a flora semiárida brasileira, protegida nesta floresta nacional, fundada em 2 de maio de 1946 e localizada na região sul do Estado do Ceará. É a mais antiga o do Brasil.
Os autores do trabalho destacam a iniciativa da publicação e esperam que o guia facilite o processo de identificação das espécies e reforce a elaboração de planos de manejo e conservação da área.
Acesse o Link http://fieldguides.fieldmuseum.org/pt-br/guias/guia/989