SBPC Jovem aberta ao público e com entrada gratuita começa nesta quinta-feira

3 de maio de 2017 - 16:50

images/stories/_mg_4112.jpg

Uma programação diversificada e voltada para crianças e adolescentes. Um momento de despertar da ciência

Nos dias 04 e 05 acontece a SBPC Jovem, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, das 9 horas às 17 horas. A abertura de um mundo de descoberta para os estudantes das escolas públicas e privadas da região e ao público que puder contemplar várias experiências científicas inéditas. A SBPC Jovem contará com uma programação voltada para estudantes do ensino básico.

As atividades a serem apresentadas visam o despertar do interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação. A programação com diversas atividades, oficinas, exposições de pôsteres, contação de contos e histórias infantis, será aberta todos os dias e não será necessário fazer inscrição. Ainda contará com o Planetário Móvel e o Ciência Itinerante, por meio da Secretaria de Ciência. Tecnologia, e Educação Superior do Estado (SECITECE).

Universidades e institutos federais estarão envolvidos nas atividades. O mundo da química, da física, estatística, astronomia, será explorado pelos estudantes. Por meio de uma parceria com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), será realizado um trabalho de difusão do conhecimento científico com os jovens de várias escolas do Cariri.

Stand da URCA leva ao público atividades laboratoriais e oficinas

No dia 04, haverá atividades lúdicas e integrativas no stand da URCA. Serão realizadas atividades no Laboratório de Matemática e Núcleo de Acessibilidade da Universidade, oficina de origami, além das atividades de acessibilidade. Acontece também uma oficina de leitura e escrita, compreendendo em Braille, e a oficina “Libras: Primeiras aproximações”. O lançamento do livro “O hipopótamo que tinha ideias demais, será de 9 horas às 10 horas”, de Aline Bussons, além de contação de histórias, com Renê Rodrigues e Kássio Soares.

Será realizada uma esquete como o Coletivo Dama de Vermelho, Que horas ela vem para o Chá (fragmento), às 11 horas. À tarde, haverá Laboratório de Matemática e Núcleo de Acessibilidade – NUAC, e o Lúdico como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira, tendo como responsável a Professora Eugênia Duarte.

No dia 05, acontecem atividades no Centro de Humanidades. Na área de Geografia, será realizado Laboratórios de Minas e Rocha, com o Professor Francisco das Chagas Souza da Costa, com a Exposição de Minerais, e Cartografia. Haverá laboratório de Ensino de Geografia, com a Professora Dra. Antônia Carlos da Silva; oficinas, exposição de maquetes e mapas táteis. Ainda pela manhã, será realizado laboratórios de análise geoambiental, cartografia e fotointerpretação e oficinas

A programação da tarde estará concentrada na área da saúde, com Residência multiprofissional em saúde coletiva, Observatório da Violência, Atividades do PET e Liga Acadêmica sobre Doenças Negligenciadas, além da Liga Acadêmica de Saúde Ambiental e promoção de saúde.

Às 14h30, será realizada uma oficina de Cinema e Audiovisual “Trabalhando a diversidade com criatividade”, ministrada pelos alunos do curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo, da Escola Estadual de Educação Profissional Violeta Arraes. As inscrições são gratuitas e destinadas a jovens, com vagas limitadas. Serão feitas no próprio local da oficina.

Ciência Itinerante

Consiste de ônibus laboratório, com monitores, que apresentam experimentos. As apresentações são realizadas em laboratório móvel, instalado em ônibus especialmente projetado para o Ciência Itinerante. Os monitores fazem demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

Planetário Móvel

O Centro de Educação à Distância, em parceria com a Universidade do Vale do Acaraú e o Planetário de Sobral, dispõe de um planetário móvel que foi instalado para aulas práticas e encontros presenciais do curso semipresencial da formação de professores e estudantes em astronomia e astronáutica. O Planetário será apresentado durante a SBPC Jovem regional, no Cariri, tem o objetivo de promover o conhecimento científico no contexto interdisciplinar para áreas da física, astronomia, biologia, química e matemática.