Semana de Museus é aberta com palestra sobre Paleontologia
17 de maio de 2017 - 16:00
Foi aberta na noite de ontem (16/05), no Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 15ª Semana de Museus. O evento, que este ano trouxe como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, teve sua abertura composta pela palestra “Paradoxos da exploração em áreas fossilíferas de Santana do Cariri”, proferida pelo Curador do Museu e paleontólogo da URCA, professor Álamo Saraiva.
O Reitor da URCA, professor José Patrício Pereira Melo, participou da abertura da Semana. Ele destacou a expectativa em relação ao museu é de que ele se torne mais integrado com a comunidade de Santana. “Queremos um museu mais forte, que abre as portas para a academia, para o Brasil e para o mundo. Um museu capaz de inspirar a melhorar suas condições de renda, não só de educação com as práticas associadas a uma estratégia de turismo sustentável e através da educação”.
O diretor Executivo do Museu, professor Sérgio Vilaça, afirmou que os trabalhos que estão sendo realizados nos últimos meses objetivam elevar o potencial e torna-lo referência.” Nós estamos trabalhando em uma identidade visual nova, vamos reformular o acervo, reformar a biblioteca, organizar eventos, a médio e longo prazo. Pretendemos elevar esse potencial para ele alcançar o espaço que merece, de referência para a América Latina”.
Já o vice-prefeito de Santana do Cariri, Juracildo Fernandes relembrou a história do Museu e ressaltou o bom trabalho que a URCA tem tomado a frente desse equipamento. ”A nova gestão tem bons planos para trazer recursos e desenvolver a ciência, a oportunidade para os jovens para que possam compreender o surgimento da vida através da Paleontologia”.
O encerramento ocorreu com apresentação cultural do Instituto Cariús, formado por jovens da cidade. Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Allysson Pontes, O Pró-Reitor de Graduação, Egberto Melo, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Maia e do Secretário de Cultura do Município, Ypson Félix, além da população.