Seminário Vozes Bárbaras discute a história de Bárbara de Alencar e a Criação da Nação Nordestina

10 de outubro de 2019 - 17:08

O Seminário Vozes Bárbaras: Bárbara de Alencar e a Criação da Nação Nordestina foi aberto nesta quarta-feira (10/10), com a presença do Vice-Reitor, Carlos Kléber; Diretor do Centro de Artes, Jerônimo Vieira; Coordenadora do Escritório Regional do Cultura, Dane de Jade; e Coordenador do evento, professor Vinício Oliveira, no Teatro Rachel de Queiroz.

O evento teve início com a apresentação da Orquestra Mirim da Vila da Música, em seguida contou com a mesa “Barbara de Alencar: a inimiga do rei”, e com o lançamento do livro “A invenção de Bárbara de Alencar”, do autor Gilmar Chaves.

O Vice-Reitor, professor Carlos Kleber, ressaltou a importância da integração entre a URCA e a Vila da Música para a realização do evento. “Esse trabalho de aproximação é muito relevante, para além do ensino, uma ação de extensão que reflete um excelente trabalho e nos remete muita alegria, nesse tempo, mais do que nunca, é necessário”, disse.

A Coordenadora Dane de Jade falou que o lançamento do projeto aconteceu no dia 23 de maio, em um concerto para Bárbara de Alencar na URCA, com a perspectiva de reunir pessoas e ampliar para comunidade externa. Ainda acrescentou que, a Universidade desde então tem tido um importante papel na realização desta proposta.

O Coordenador do evento, professor Vinício de Oliveira, destacou a relevância do projeto para trabalhar com interdisciplinaridade dentro da Instituição.

O Diretor professor Jerônimo Vieira, afirmou que o seminário estava acontecendo em um local representativo, e que a abertura do evento era um momento alegre e simbólico, em virtude do envolvimento de Centro de Artes na organização do evento para enaltecer a cultura regional.

O seminário é uma atividade do Projeto Opereta Bárbara, realizado em parceria entre a Vila da Música e a Universidade regional do Cariri (URCA), e resulta na montagem de um espetáculo cênico musical, baseado na vida de Bárbara de Alencar.

A proposta deste seminário consiste em uma imersão no contexto político, social e cultural da história da Bárbara de Alencar, revolucionária e heroína nacional, considerada como símbolo da liberação cearense.