Sob emoção, irmã Annette Dumoulin é agraciada com Título de Doutor Honoris Causa da URCA

4 de fevereiro de 2019 - 18:34

images/stories/posse doutor honoris causa irm annette7.jpg

A solenidade que marca a história de uma das mais atuantes religiosas de Juazeiro do Norte, em favor da causa romeira, irmã Annette Dumoulin, aconteceu na última sexta-feira, 1o, em Juazeiro do Norte, com a concessão do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O título foi aprovado pelo Conselho Superior da Universidade, pela atuação de décadas da irmã belga que veio para o Brasil e adotou a terra do Padre Cícero e os romeiros como missão de vida, realizando um trabalho social e de acolhimento, aos romeiros de todo o Nordeste. A cerimônia de entrega aconteceu no Círculo Operário São José, local onde a ela realiza o seu trabalho de acolhimento a todos, em plena Romaria de Nossa Senhora das Candeias.

A solenidade foi presidida pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, que esteve acompanhado do Vice-reitor, Francisco do Ó de Lima Júnior. Também estiveram presentes diversas autoridades, como o bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana, e o bispo emérito Dom Fernando Panico, além do Pároco da Basílica, Cícero José, entre outros religiosos, pró-reitores da URCA, professores, e principalmente o público que consagra o trabalho dedicado da religiosa, os romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores, que recepcionaram irmã Annette até o local de onde ela recebeu o título.

images/stories/posse doutor honoris causa irm annette6.jpg

Cantora dos romeiros

A apresentação da agraciada ficou a cargo da professora da universidade, Adriana Simião, que destacou sua trajetória ao longo dos anos como cidadã, pesquisadora, escritora, psicóloga e religiosa, embaixadora da nação romeira e como ela mesma gosta de ser chamada, a cantora dos romeiros, além de ressaltar o trabalho comunitário e de evangelização.

Com os tons e ritmos dos benditos, um sotaque meio nordestino e francês, conforme enfatiza a professora Adriana, irmã Annete está sintonizada com o povo romeiro e a sua defesa. Com base na sua pesquisa, sua história de vida dá legitimidade como modo de viver e ver as coisas. “Ela viu na sua missão evangelizadora, a oportunidade de viver a serviço dos povos com os seus saberes e das suas experiências, pela causa dos pobres. “Se deixou transformar pela sabedoria popular, sem perder a sua identidade de belga. O chamado para aprender a servir o povo romeiro, foi alicerçado nas relações de profundo afeto, pela causa dos oprimidos”, avalia.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, conferiu o título após o juramento da Irmã Annette. Por escolha ela decidiu continuar com o chapéu de palha, característico dos romeiros, mesmo após a concessão do título. O Reitor destacou os incontestes serviços prestados pela irmã à comunidade caririense, ao Cariri e ao Estado do Ceará, na área da comunicação e da cidadania. O Vice-reitor, Lima Júnior, encaminhou o diploma para a conclusão da entrega do título.

O Professor José Carlos dos Santos, que na ocasião esteve como cerimonialista do evento, destacou que na história da irmã Annette, em uma noite de São João, na Serra do Catolé, em volta da fogueira no ano 1974, ela tinha terminado de coletar dados sobre pesquisa relacionada ao Padre Cícero e disse a irmã Teresa que se havia chegado até aquele momento com a pesquisa, não foi para voltar para seus respectivos lugares de origem.

Naquele instante, pegaram uma cabaça, que foi apresentada durante a cerimônia do título, e colocaram o seguinte compromisso: “de todo jeito voltaremos para Juazeiro do Norte”. E foi assinada por ambas em 24 de junho de 1974. O compromisso foi renovado com a entrega da cabaça a agraciada.

Ao iniciar a sua fala, irmã Annette entoou o cântico em louvor à Mãe das Candeias, seguida pelos presentes, principalmente os romeiros. A religiosa fez os seus agradecimentos à universidade e disse que no mesmo local (Círculo Operário onde recebia o título) às 15 horas, oferece o microfone aos seus irmãos romeiros e ouve os sentimentos e os testemunhos das romarias, mergulha nas vidas partilhadas dos romeiros, que choram como quem abre o seu coração ferido, e se alegra com as vitórias de fé e perdão, contemplando a ação de Deus na vida de milhares de romeiros, pela intercessão da Mãe das Dores e do Padre Cícero. “O Círculo Operário é uma sala de aprendizagem, um espaço significativo”, afirma.

images/stories/posse doutor honoris causa irm annette4.jpg

Agradecimento

Ela ainda ressaltou a atuação em conjunto, com a irmã Ana Teresa Guimarães e o Monsenhor Murilo de Sá Barreto e agradeceu ao Professor Patrício Melo pelo Título de Doutor Honoris Causa, aos integrantes do Consuni e toda a comunidade acadêmica. Especialmente, ao Departamento de Ciências Sociais, direcionado à Professora Paula Cordeiro, Chefe do Departamento, e a Professora Adriana Simião. Ainda destacou os romeiros como seus professores e Padre Cícero.

O Reitor Patrício Melo ressaltou o papel da instituição na região do Cariri e o seu alcance com um raio geoeducacional com abrangência em vários estados vizinhos, além do Cariri e Centro Sul, como universidade pública que presta importante serviço em prol do desenvolvimento regional. Além disso, ressaltou o importante apoio que tem sido empreendido pelo governo do Estado, para que projetos relevantes sejam realizados pela URCA.

Reitor lembrou do trabalho desenvolvido pela URCA pela causa do Padre Cícero, com importantes pesquisas, através da universidade. “Os estudos buscam compreender esse fenômeno”, disse ele. Patrício Melo ainda destacou Juazeiro do Norte no caminho para conduzir ao bem tantos romeiros do Brasil. “Se a senhora é Doutora Honoris Causa na academia, é também no coração de todos os romeiros que visitam o Cariri nas romarias”, afirmou.

images/stories/posse doutor honoris causa irm annette2.jpg