Solenidade de Colação de Grau da URCA realizada para 423 formandos conta com mais de 2.500 pessoas
12 de agosto de 2019 - 00:47
Uma solenidade que contou com mais de 2.500 pessoas foi realizada na última quinta-feira, 08, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), durante a Colação de Grau 2018.2, para 423 alunos. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da URCA, no campus do Pimenta, presidido pelo Reitor da Instituição, Francisco do O’ Lima Júnior, que esteve acompanhado do Vice-Reitor, Carlos Kleber, Pró-reitores, Diretores e coordenadores de Centro. O Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, na ocasião, foi representado pelo vice, André Barreto.
Este ano, a solenidade chegou a ser destaque no site do El País, na coluna do jornalista Xico Sá, que se inspirou no exemplo da URCA, como instituição de ensino superior de menor índice de evasão do Brasil. O destaque aconteceu no artigo “Só o ensino público salva o Brasil”, que pode ser acessado através do link: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/10/opinion/1565450440_001442.html.
A URCA já formou mais de 30 mil alunos, em nível de graduação; 3.123 em nível de especialização; 273 em cursos de mestrado; 17 em doutorados. O Reitor ainda lembrou que recentemente a URCA foi classificada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a universidade de menor índice de abandono do Brasil, através da plataforma Quero Bolsa. Também se destaca entre os melhores índices de produtividade das universidades cearenses. É a única instituição de ensino superior do Brasil a ser gestora de um Geopark.
A Colação de Grau contou com as saudações iniciais do Reitor e, em seguida, o discurso da Oradora das turmas, Inácia Gomes da Silva. Ela destacou a trajetória daqueles que terminam a formação para encarar novos desafios. “É, acima de tudo, um momento ímpar das nossas vidas”, afirma.
O Paraninfo oficial das turmas, o Professor José Laércio de Morais, trouxe um discurso pautado no atual momento do País, destacando as injustiças sociais, impunidades para crimes, como o cometido contra Marielle Franco e outros milhares pelo Brasil. O professor destacou nomes como o Chico Mendes, de como permitirmos que a sua luta seja esquecida, em detrimento de política destrutivas do meio ambiente. Além disso, questionou, dentro dessa linha, como deixar que direitos sociais sejam implodidos; admitir o que professores podem e não podem falar em sala de aula, entre outras condições, de ameaças à condição de liberdade das pessoas.
Ao mesmo tempo, o docente lançar o olhar para a possibilidade de se acreditar. Ressalta a importância das universidades, no reconhecimento dessas instituições. “É nosso compromisso transformar a realidade social e ambiental desse país”, disse. Ainda acrescenta o dever de cada um dar um retorno à sociedade do que está recebendo como conhecimento.
O Reitor Lima Júnior, presidindo a primeira Colação de Grau da URCA no seu mandato à frente da universidade, destacou o papel dos professores no processo de formação dos alunos, bem como os servidores da universidade, por participarem de um processo tão importante na vida dos alunos. Ele classificou o momento como uma batalha vencida e um divisor de águas na vida dos alunos e ressaltou que agora serão outros desafios a serem vencidos.
Conforme o Reitor, a importância da universidade pública, gratuita, inclusiva e autônoma, com políticas públicas que proporcionem a produção e emancipação humana, com destaque para a educação, como direito básico do ser humano, deve ser garantido. Segundo Lima Júnior, a URCA carrega uma tradição de mais de três décadas e é a primeira universidade da região sul e centro-sul do Estado do Ceará. Ao citar o poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, o Reitor finalizou o seu discurso, levando uma mensagem de otimismo aos formandos e desejando sucesso a todos.
A solenidade contou com concludentes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Teatro, Engenharia de Produção, Física, Matemática e Tecnólogo da Construção Civil.