Solenidade que marcará a chegada do Ubirajara jubatos será na próxima semana, no Cariri
15 de junho de 2023 - 11:42

A data que marca a chegada do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatos ainda será marcada para oficializar pela URCA a entrega ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri
O Governo do Estado realizou mais uma cerimônia para receber oficialmente no Estado do Ceará, o fóssil raro do dinossauro Ubirajara jubatos, levado há mais de 30 anos para a Alemanha e repatriado, após um trabalho desenvolvido entre as articulações das embaixadas do Brasil e da Alemanha, através do Governo Federal, incluindo as negociações por meio do Governo do Estado, com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (Secitece), Universidade Regional do Cariri (URCA), Geopark Araripe e Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Instituição, com sede em Santana do Cariri.

No último dia 12, foi realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, a cerimônia de repatriação, com a ministra Luciana Santos, a presença do Governador do Estado, Elmano de Freitas, e o Reitor da URCA, Francisco do O’de Lima Júnior.
Em Fortaleza, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais, entre elas o Governador Elmano, a Secretária da Secitece, Sandra Monteiro, o Secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, além do Vice-Reitor da URCA, Carlos Kleber Oliveira, na ocasião representando Reitor Lima Júnior, e o diretor do Museu de Paleontologia, Professor Allysson Pinheiro.
O fóssil que simboliza uma conquista histórica, se encontra em solo cearense. Segundo o professor Allysson Pinheiro, na próxima semana será reaizada uma solenidade oficial de recebimento do Ubirajara jubatus, no Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, em data a ser divulgada brevemente.