Termo de Cooperação estabelece colaboração técnico-científica entre Geoparques da UNESCO da América Latina

4 de dezembro de 2018 - 11:24

Com o objetivo de implementar ações conjuntas de Geoeducação, Geoturismo, Geoconservação, estudos, pesquisas, intercâmbio cultural e científico, o Araripe Geopark Mundial da UNESCO firma Termo de Cooperação Técnico e Científica com Gruta Del Palácio Geoparque Mundial da UNESCO, Mixteca Alta Geoparque Mundial da UNESCO e Comarca Mineira Geoparque Mundial da UNESCO, nesta última sexta-feira (30/11).

Os Geoparques Mundiais da UNESCO, que interligam a rede de geoparques da América Latina e Caribe (GeoLAC) e da Global Geoparks Network (GGN) estabelecem colaboração técnico-científica, em conformidade com a legislação específica de cada país.

Os custos das ações para a realização do Termo de Cooperação serão suportados pelo orçamento de cada entidade gestora, da GeoLAC ou da GGN. Para tanto, compete aos geoparques a elaboração de um plano de ação, o qual visa a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos; acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução do plano; disponibilizar nos sítios eletrônicos desses Geoparques informações e dados; participar com recursos financeiros e econômicos; e observar os procedimentos administrativos.

Os Geoparques Mundiais da UNESCO irão utilizar de forma recíproca as instalações físicas, bibliotecas, centros de documentação e publicações aos integrantes das instituições. Além de promover cursos, palestras e eventos sobre a temática; intercâmbio de informações, documentações e equipe técnica; e divulgação dos resultados das atividades científicas e dos grupos de trabalho.