Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Visuais resulta na exposição “Alquimia das tintas naturais processo mágico na linguagem pictórica”
6 de setembro de 2019 - 19:17
O Trabalho de Conclusão de Curso da discente Andréa Honorato Noronha, do curso de licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA), orientado pela professora Dra. Ana Cláudia Lopes de Assunção, foi defendido na última segunda-feira (02/09), e resultou na exposição “Alquimia das tintas naturais processo mágico na linguagem pictórica”, na galeria Célia Bacurau.
A banca da defesa foi composta pela professora Me Heloisa Bitú dos Santos, do Instituto de Arqueologia do Cariri e pelo professor Dr. Frederyck Sidou Piedade, do Departamento de Artes Visuais da URCA.
A Andréia Noronha falou sobre como surgiu a ideia para trabalhar com as pigmentações. “A partir de uma aula de campo, ofertada pela minha orientadora, tive a oportunidade de conhecer o Geossítio Riacho do Meio, coletei materiais naturais, utilizei em processos de criação e fiz pinturas e gravuras, então, comecei a gostar da técnica e participar do grupo de pesquisa Ateliê de Pintura – Possibilidades e Descobertas dos Materiais e Técnicas Pictóricas”, disse.
A pesquisa aconteceu no período de um ano, e contou com as fases de coleta, extração e seleção de rochas, pilagem, separação através da peneiração e adição de aglutinantes, para criação de cores.
A discente conta que após aprender a técnica realizou trabalhos em escola e instituição da região. “Após a descoberta, desenvolvi trabalhos de artes e oficinas, através do PIBID, na escola Maria Amélia Bezerra e no CAPS, em juazeiro, e esse processo é uma forma de levar artes, conhecimentos, pois pra iniciar esse trabalho eu fui atrás de pesquisar sobre a história rupestre, sobre o surgimento das tintas naturais, como se deu e como começou na era paleolítica”, falou.
O Trabalho de Conclusão de Curso é o primeiro que acontece com uma exposição individual em uma galeria, no curso de Artes Visuais da Universidade. Dessa forma, é importante reconhecer que essa pesquisa contribui para a disseminação do conhecimento de forma significativa e destaca os resultados do estudo.
A exposição permanece até o dia 13 de outubro e mostra a importância de concentra-se na pesquisa dos pigmentos naturais, próprios da região do Cariri cearense para a confecção de tintas naturais. Esse estudo pretende promover o conhecimento de artistas, professores, estudantes e pesquisadores em artes visuais, para as possibilidades da ampliação do ensino/aprendizagem em pintura, utilizando recursos materiais disponíveis na natureza e de fácil acesso.
Andréia inicia seus experimentos com os pigmentos minerais, explorando as possibilidades que o material lhe permite, um estudo de texturas, cores e investigações processuais são imagens que surgem de um processo alquímico de interação da artista com a natureza, com forte potência visual estético, revelando processos e descobertas do percurso.
Os experimentos com aglutinantes naturais são expostos em um caderno com todas as pigmentações formadas. O estudo da paleta que foi formada, faz parte dos resultados expostos no trabalho. A pesquisa da artista teve por objetivo conhecer o surgimento de imagens e registros feitos com tintas naturais, e entender a formação dos pigmentos, além de representar o feminino.