Universidades devem ser inseridas em plano para reduzir a crise nas exportações no Ceará

13 de agosto de 2025 - 23:35

Como forma de enfretamento da crise nas exportações de produtos cearenses para os Estados Unidos, o Governo do Estado vem buscando alternativas com a finalidade de reduzir os impactos aos empresários e consequentemente à economia estadual. Para isso, órgãos ligados ao Estado, passarão a adquirir produtos para inserir nas repartições. No momento, estão sendo avaliados quais produtores poderão ser comprados.

O chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, se reuniu no último dia 11.08, com representantes de diversas secretarias de Educação, Saúde, a pasta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, representantes das universidades, como a URCA, além de chefias das administrações penitenciárias, para avaliar o que poderá ser adquirido por meio dos empresários cearenses, para compor a alimentação dos Restaurantes Universitários, por exemplo.

De acordo com a Casa Civil, nesse momento estão sendo feitas avaliações das parcerias que poderão ser efetivadas, no intuito de mitigar a crise e realizar análises dos preços dos produtos que poderão ser adquiridos, buscando equilibrar entre o valor que era comercializado para as exportações e as condições atuais de compra do Estado, possibilitando o fornecimento aos equipamentos estaduais.