URCA lança edital para submissão de projetos para PBU, com 160 bolsas de iniciação cientifica

13 de novembro de 2017 - 08:46

A Fundação Universidade Regional do Cariri – URCA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPGP, torna público o edital para submissão de projetos para o Programa de Bolsas Universitárias da URCA – PBU junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/URCA. As inscrições estarão abertas no período de 20 de novembro a 17 dezembro, e podem ser feitas pelo site: http://www.urca.br/novo/portal/index.php/component/content/article/5-localizacao/43485-%20editais-pro-reitoria-de-pos-graduacao-e-pesquisa-prpgp-2017

Serão ofertadas pelos menos 160 bolsas de iniciação científica, a serem distribuídas em todas as unidades acadêmicas, com a possibilidade de oferta em maior quantidade, conforme a disponibilidade dos recursos. A avaliação dos inscritos será de 17 a 24 de janeiro, divulgação dos resultados parciais, nos dias 25 e 26 de janeiro, interposição de recursos nos dias 27 e 28, resposta aos recursos nas datas de 29 e 30, e divulgação do resultado final no dia 31 de janeiro de 2018.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, o Secretário da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação do Estado, Inácio Arruda, estiveram reunidos na a URCA para dialogar com os alunos que reivindicaram as bolsas. Os estudantes ocuparam a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da URCA, no intuito de reivindicar a abertura de edital para bolsas e inclusão do nome social nos registros acadêmicos de pessoas cujo nome de registro civil não reflete sua identidade de gênero, que será implantado na URCA.

Na ocasião, o secretário fez uma explanação sobre as fontes de financiamento que possibilitam atender aos programas de iniciação cientifica vinculados ao FECOP e a FUNCAP, além das dificuldades de cada um desses programas.

Mesmo com todas as dificuldades, o secretário ainda ressaltou prioridades que estão sendo trabalhadas em nível de Estado, a exemplo do quadro de seca que está sendo enfrentado, e do momento de crise que o Brasil está enfrentando.
Ainda informou que está previsto para o próximo ano a liberação de novos Editais, especialmente da FUNCAP, e explicou porque o edital não foi lançado nesse semestre.

O Secretário ainda prometeu junto ao Governo do Estado do Ceará, buscar novos recursos e ampliar o FECOP para URCA, já que a Instituição tem dentro do seu quadro alunos no perfil (grande percentual de alunos egressos de escola pública) e que necessitam de ações para garantir sua permanência na universidade.

Com isso, a URCA e a SECITECE informaram sobre o Edital, para os programas de Bolsa Universitária da URCA – PBU. Na ocasião, foi anunciado o processo que trata da inclusão do nome social nos registros acadêmicos, que passarão a constar em documentos internos de identidade estudantil, crachás, cartão de identificação, plataforma de Educação à Distância (EAD), diários de classe, fichas e cadastros, formulários, lista de presença, divulgação de notas e resultados de editais.