URCA aprovada em primeira fase de seleção com mais de 500 bolsas Capes/Pibid/Residência para alunos e professores
21 de maio de 2018 - 10:42
A Universidade Regional do Cariri (URCA) foi contemplada na primeira fase da seleção Capes/Pibid/Residência Pedagógica, com mais de 504 bolsas. As avaliações para a seleção foram realizadas sem restrições, o que credencia fortemente a URCA para a segunda fase de seleção, com a conquista das bolsas em sua totalidade.
Foram aprovadas 240 bolsas do PIBID e 264 bolsas da Residência Pedagógica, na primeira fase de classificação, com a candidatura da URCA nos dois programas junto ao Ministério da Educação (MEC).
Os cursos a serem beneficiados são História, Ciências Sociais, Letras Inglês, Letras Português, Artes Visuais, Artes Teatro, Pedagogia, Matemática, Física e Biologia. Todos os cursos estão participando do processo de seleção junto ao PIBID para a Residência Pedagógica.
Com a abertura do primeiro edital foi realizada uma reunião com todas as coordenações. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação esteve com todas as coordenações de cursos de licenciaturas da URCA, com a finalidade de esclarecer sobre o edital e às demandas necessárias para serem atendidas. Os colegiados dos cursos estiveram reunidos para definir a participação, já que existe uma discussão nacional, principalmente relacionada à Residência Pedagógica.
Todos os currículos foram avaliados pela Capes, que fazia duas exigências, relacionadas à titulação dos professores, que deveriam ter grau mestre ou doutor, e a maioria já possui doutorado. Segundo o Pró-reitor Egberto Melo, essa nova realidade da URCA foi muito importante no processo, além da participação de bolsistas voluntários, com proposta de um coordenador de cada curso, que receberá uma bolsa, e um professor voluntário, que trabalhe junto mas que não tenha bolsa. Para todos os cursos foram mandados os dois nomes, além de cada 24 bolsistas, em que seis serão voluntários. Essa primeira fase habilita a universidade para a segunda fase do processo.
Conforme o Pró-reitor, o mérito maior da universidade é que grande parte das universidades habilitadas tiveram ressalvas, restrições que deveriam substituir um ou outro coordenador, e a URCA não teve restrição. O que quer dizer que a Capes aprovou os voluntários e a quantidade de bolsas, além da qualificação dos professores, em sua grande maioria doutores, que teve um peso na hora da aprovação.
Para essa segunda fase, será realizada reunião entre a pró-reitoria e as coordenações dos cursos, definida pela Reitoria, para definir os projetos dos dois programas. Com isso, serão estabelecidos os novos prazos para o envio de projetos. “Seremos aprovados, certamente, como ocorreu na primeira fase, sem restrições”, diz o Pró-reitor.