URCA articula e participa de debates do Fórum de Pró-Reitores das Universidades da Região do Nordeste
13 de abril de 2015 - 01:03
A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão da Instituição, foi uma das articuladoras para a realização do Fórum de Pró-Reitores das Universidades da Região do Nordeste (Forproex), de 8 a 10 de abril, na região, juntamente com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento foi aberto na última quarta-feira, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a presença de Reitores e Pró-Reitores de cerca de 30 universidades do Nordeste. Evento contou, em sua abertura, com as apresentações da Banda Cabaçal do Irmãos Aniceto, do Crato, e o Coral da UFCA.
A Pró-Reitora da Extensão da URCA, Professora Sandra Nancy, e integrantes da Proex/URCA, estiveram presentes no evento representando a Universidade. A Pró-Reitora destacou a relevância das discussões, com pautas nacionais, a exemplo do Protagonismo Estudantil, nas universidades, como uma das principais temáticas, além da curricularização da extensão, assim como acontece atualmente com a pesquisa nas universidades.
A Pró-Reitora ressaltou nos últimos anos o crescimento considerável de bolsas de extensão para os estudantes na URCA. Segundo ela, mesmo ainda não sendo a quantidade desejada, a
URCA já conta com cerca de 133 estudantes bolsistas. Em 2011, eram 26.
O evento aberto em Juazeiro do Norte também marca a interiorização do fórum, realizado na quarta cidade fora das capitais. O fórum foi aberto pela Reitora da UFCA, Professora Suely Chacon, que destacou a parceria da URCA e da universidade federal, na realização do evento.
A Pró-Reitora da Sandra Nancy ainda deu ênfase à participação de alunos da URCA, na realização de trabalhos de extensão voltados para a área da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato, com atividades de resgate histórico e cultural, além do Cursinho Pré-vestibular, implantado com alunos de escola estadual, ambos protagonizados pelos estudantes da URCA. A integrante da Fundação Casa Grande, Fabiana Barbosa, destacou projetos desenvolvidos pela instituição.
O Nordeste é a região pioneira em criar espaços de discussão sobre extensão no Brasil. O primeiro encontro do Forproex regional aconteceu em abril de 1987, na cidade de Aracaju – SE, antecedendo o primeiro Forproex Nacional, que aconteceu em novembro do mesmo ano. O FORPROEX é o órgão que articula as políticas e diretrizes de extensão das universidades públicas brasileiras. Formado pelos Pró-Reitores de Extensão de todas as regiões do país, permite a institucionalização e o fortalecimento dessas ações no Brasil. A extensão é um dos pilares do funcionamento de uma universidade pública, ao lado do ensino, a pesquisa e, no caso da UFCA, a cultura.