URCA avança no processo de implantação do Curso de Engenharia Agronômica, em Mauriti
20 de agosto de 2025 - 22:35
Uma comitiva da Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve no Município de Mauriti, na tarde desta quarta-feira, 20, para tratar do processo de implantação do Curso de Engenharia Agronômica da instituição.
Na ocasião, o Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, e a Secretária da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação do Estado (Secitece), Professora Sandra Monteiro, esteve participando do encontro com o prefeito da cidade, João Paulo, onde foram discutidos os principais pontos relacionados à implementação do campus de Mauriti, ampliado ainda mais o raio de ação da URCA.
O Curso de Engenharia Agronômica foi aprovado em reunião do Conselho Universitário (Consuni), no último dia 8 de agosto, juntamente com o Curso de Engenharia Civil, ligados ao Centro de Ciência Tecnologia – CCT, atualmente em funcionamento com praticamente todos os cursos, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.
Também estiveram na reunião a vice-reitora, professora Socorro Vieira, o pró-reitor adjunto de Ensino e Graduação, Paulo César, e o diretor do CCT, professor Renato Fernandes, entre outros representantes municipais.
O novo curso de graduação da URCA irá ocupar uma área com pelo menos 20 hectares, para a formação dos alunos, e será de grande relevância na formação técnica dos profissionais. A perspectiva é fortalecer o processo de desenvolvimento regional, além de possibilitar uma implementação maior da agricultura familiar. O Município de Mauriti ganha, com isso, o mais novo Campus da URCA, e professores efetivos já foram nomeados para o curso. Uma equipe de docentes já vem atuando no processo de construção pedagógica, para a formação discente.