Colação de Grau em Missão Velha: Compromisso com a Transformação Social e a Interiorização do Ensino

11 de abril de 2026 - 13:18

Em uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento do papel transformador da educação, a Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou a solenidade de colação de grau dos cursos de Letras e Ciências Biológicas no campus de Missão Velha. A cerimônia, que reuniu familiares, amigos e a comunidade acadêmica, foi presidida pela Reitora em Exercício da URCA, Professora Socorro Vieira.


Ao todo,11 novos profissionais receberam seus títulos: sete graduandos de Letras (Missão Velha), um de Letras (Campus Pimenta, Crato) e três de Ciências Biológicas.

A Força da Interiorização
Em seu discurso de abertura, a Professora Socorro Vieira enfatizou que a formatura é mais do que um rito de passagem; é um pacto com a coletividade.

“A formação representa um compromisso com o conhecimento, a ética e a responsabilidade social. Este momento celebra não apenas a vitória individual, mas os desafios para um futuro mais justo, equitativo e com mais justiça social”, afirmou a Reitora.

Ela ainda destacou o impacto do projeto de interiorização do ensino superior, ressaltando como a presença da URCA em diferentes municípios é capaz de transformar vidas e realidades locais.

A oradora das turmas, Mayara Bastos de Souza (Letras), discursou sobre a importância das áreas de Humanas e Biológicas para a sociedade, relembrando os obstáculos superados ao longo da jornada acadêmica. Em uma fala sensível, destacou o papel fundamental dos educadores, pontuando que o ato de ensinar é, essencialmente, um “ato de esperança”.

A paraninfa das turmas, Professora Elizete Machado (Ciências Biológicas), convocou os novos licenciados à ação: “Não desanimem, somos chamados para sermos revolucionários”. Ela citou o educador Paulo Freire para reforçar a grandeza da missão docente e a necessidade de coragem diante dos desafios da profissão.

A Diretora do Campus de Missão Velha, Professora Samara Inácio, lembrou que o diploma é um símbolo que carrega uma responsabilidade contínua. “A humildade deve acompanhar todo aquele que se propõe aprender”, aconselhou aos agora egressos.

A excelência acadêmica e o suporte pedagógico foram celebrados com homenagens aos docentes Edemar Maia Filho (Ciências Biológicas) e o Professor Ricardo Macedo (Letras). A solenidade contou com a presença de membros da administração superior, reforçando o apoio institucional ao campus, com a Professora Maria Suely Guimarães Araújo (Pró-reitora Adjunta de Administração); Professora Sirleis Rodrigues Lacerda (Diretora do CCBS);
Professor Frederico Tavares (Pró-reitor de Empreendedorismo e Inovação); Professor Marivando Barros (Pró-reitor de Planejamento). A cerimônia reafirmou a missão da URCA em formar profissionais qualificados e cidadãos conscientes, prontos para atuar como agentes de mudança na região do Cariri e além.