URCA e UFRJ discutem parceria

27 de junho de 2016 - 15:53

O Reitor em Exercício da URCA, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, recebeu o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lehrer, que estive em visita ao Cariri para inauguração da Casa de Pedra em Santana do Cariri.

O encontro deu-se em razão de uma anterior manifesto interesse entre ambas instituições em formalizar um acordo de parceria, que já foi submetido pela URCA à UFRJ para ser analisado e assinado. Foi discutido o convênio guarda-chuva, mais geral, que integrará diversos outros posteriores, a exemplo de um intercâmbio que deverá acontecer entre o Departamento de Biologia da URCA e da UFRJ. Também incluirá parcerias impulsionadas pelo Geopark Araripe.

 

Para o Reitor em Exercício da URCA, a visita técnica do Prof. Dr. Roberto Leher e sua equipe é de grande relevância para a URCA. “Num ano estratégico em que a URCA celebra os seus 30 anos estar com a Administração Superior da UFRJ, que é a maior e mais antiga universidade do Brasil, é uma honra. Celebrar parcerias e acordos entre estas instituições permitirá formalizar um conjunto de relações que há muito existe entre as duas universidades”. Ainda segundo ele, o beneficio será a possibilidade de envolver as demais áreas de conhecimento além da Paleontologia, que é o ramo em que temos mais atividades realizadas em esforço coletivo.

 

O Reitor da UFRJ destacou que a presença dessas equipes no Cariri sempre foi apoiada pelas pessoas locais e explicitou a importância em contar com o apoio da URCA. “Entendo que deveria ter esse marco de abrir outro momento entre essas instituições. É muito importante para a UFRJ e para nossos estudantes”.

 

Na ocasião, Roberto Lehrer, acompanhado de uma comitiva da UFRJ, fez uma visita às instalações do Geopark, conheceu alguns trabalhos lá desenvolvidos e a dimensão do projeto, um dos principais propulsores da pesquisa Paleontológica e Geológica da Região do Cariri.

A UFRJ envia pesquisadores, professores e alunos para estudar a Chapada do Araripe, chamada no meio de Bacia Escola, desde a década de 1970. Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Alysson Pinhero, a Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, a Pró-Reitora de Planejamento, Roberta Piancó e o Assessor Técnico, Marcos Siebra.

 

Casa de Pedra

 

Inaugurada na última quinta-feira (26/06) em Santana do Cariri, a Casa de Pedra deverá receber alunos de diversos cursos da UFRJ, da URCA e de outras universidades que tiverem interesse em estudar a região. A estrutura, construída em Pedra Cariri, conta com 78 leitos e uma cozinha comunitária para abrigar estudantes e pesquisadores que veem fomentar a pesquisa nas áreas de Paleontologia, Geologia e Meteorologia.

 

A Casa foi construída pela UFRJ em parceria com a Universidade Regional do Cariri e a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri. A inauguração contou com a presença de representantes da URCA e de outras universidades, autoridades municipais e federais. Foi aberta com apresentação de coral e de uma quadrilha junina.

 

O Reitor em Exercício da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, afirmou que a URCA e o Geopark Araripe são grandes parceiros da UFRJ na implantação do seu equipamento no território do Araripe, que é a Casa de Pedra no município de Santana do Cariri. “Este instrumento servirá de apoio a pesquisadores, estudantes de fora e da região, para o desenvolvimento de trabalhos no campo das potencialidades e riquezas naturais, culturais, paleontológicas, geológicas e da biodiversidade da Região”.