URCA empossa novos professores efetivos e fortalece seu quadro

20 de agosto de 2024 - 23:51

A Universidade Regional do Cariri (URCA) vivenciou na noite da última sexta-feira, dia 16, um momento de celebração histórica da instituição, com a posse de 118 professores efetivos, admitidos através do maior concurso já realizado na URCA. Os docentes foram empossados pelo governador do Estado, Elmano de Freitas.

O momento solene e festivo contou com a presença da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o Secretário Nacional da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; os deputados federal, Inácio Arruda, e estadual, Pedro Lobo; a Secretária de Educação, Eliana Estrela, o prefeito do Crato, Zé Ailton, pró-reitores, professores, servidores e familiares.

O concurso foi destinado a 184 novas vagas, e foram protocoladas 158. Na terça-feira, 13, os professores compareceram à cerimônia de assinatura da Ata de posse, marcada com emoção pelos concursados que aguardavam ansiosamente para assumirem seus postos de trabalho nos diversos cursos da URCA, de todos os campi, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales, Iguatu e o mais novo Campus de Mauriti.

Como forma de marcar o momento da posse houve assinatura simbólica e discurso da professora do Curso de Enfermagem empossada, Adriana Morais. A inclusão de forma inédita também foi contemplada através do maior concurso da história da URCA, com o professor Francisco Edson Júnior.

A sua posse representa um marco de professores com surdez na história da universidade brasileira. Ele lecionará no Departamento de Línguas e Literaturas da instituição. O novo docente da URCA discursou para os presentes, e disse que esse é um momento de reflexão e um marco por uma universidade cada vez mais inclusiva, diversa e justa. “Reafirmo o meu compromisso com a URCA de uma universidade cada vez mais inclusiva”, disse.

O Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, ressaltou o momento histórico da Universidade e lembrou do primeiro concurso, realizado há 30 anos para a instituição. “É com alegria que a URCA recebe os novos professores. Hoje se completa um ciclo vitorioso, de uma caminhada que passou por um processo concorrido, com cerca de 3.100 inscritos”, afirma. Ele ainda agradeceu aos profissionais envolvidos diretamente na realização do certame, e foram fundamentais para a agilização de todo o processo, com o envolvimento de 656 profissionais nas bancas.

A trajetória da Universidade e a sua importância no sul do Estado do Ceará, como pioneira, foi citada pelo Reitor. Atualmente a URCA conta com 32 cursos de graduação, e mais 20 de pós-graduação, entre 4 doutorados, 8 mestrados e especializações. Ele destacou o papel social da URCA, com mais de 86% do seu quadro discente formado por estudantes provindos de escolas públicas. “Uma universidade formada por filhos e filhas da classe trabalhadora e sertaneja”, afirma Professor Carlos Kleber.

O Governador do Estado, Elmano de Freitas, ressaltou a importância do fortalecimento do ensino superior no interior cearense. Para ele, esse foi um momento gratificante, de poder empossar os 118 docentes da URCA no maior concurso da história da instituição. “Conheço bem a experiência de ter que sair do interior para estudar na Capital. Fiz esse caminho, e sei da importância do fortalecimento da universidade”, diz.

Os profissionais vão garantir a formação para jovens do campi de Iguatu, Missão Velha e Campos Sales. Além de atenderem a demanda dos novos cursos de Medicina, em Crato; Arquitetura e Urbanismo, em Juazeiro do Norte, Turismo, em Barbalha, e Ciências Agrárias no novo campus de Mauriti. “O nosso compromisso é garantir ensino superior de qualidade para a nossa juventude”, afirma.