URCA informa sobre funcionamento do campus de Missão Velha e melhorias nas instalações

27 de abril de 2025 - 19:03

A Universidade Regional do Cariri (URCA) vem a público informar sobre o funcionamento das atividades acadêmicas no Campus de Missão Velha, onde são ofertados os cursos de Ciências Biológicas e Letras. Mediante solicitação da URCA à Diocese do Crato, locadora do prédio onde funciona o Campus, estão sendo realizadas revisão e melhorias na infraestrutura e nas instalações do imóvel. Por ser um prédio antigo, cuja construção data da década de 1940, compreende-se que esses reparos durante a quadra invernosa são necessários, por isso estão sendo intensificados.

Em relação ao problema apresentado no teto de uma das salas, detectado durante a manutenção preventiva, promovida justamente em função da reforma que está em curso, foi diagnosticado que parte da madeira necessitava ser trocada, uma vez que estava danificando o forro. Além disso, está sendo realizada uma revisão de todo o madeiramento e das telhas para que o problema seja sanado. Desse modo, com o objetivo concreto de garantir a segurança e o bem-estar de todos os estudantes, professores e funcionários, a Administração Superior da URCA suspendeu as atividades no prédio, ao mesmo tempo em que está tomando todas as providências para garantir a regularidade das atividades acadêmicas.

A Pró-Reitoria de Administração da URCA, locatária do prédio, tem se reunido junto à locadora para agilizar a realização da reforma e acompanhado todo melhoramento estrutural empreendido neste processo. Assim, por meio de uma análise técnica e detalhada, é de interesse tanto da Gestão Superior da URCA quanto Diocese do Crato que a reforma se realize de forma mais efetiva, visando a melhoria das dependências do campus, para que a Universidade possa continuar cumprindo sua função social de formar e transformar vidas, abrigando com segurança toda a comunidade acadêmica que cotidianamente frequenta o Campus.

É importante destacar que a Gestão Superior vem trabalhando cotidianamente para garantir melhorias em todos os seus Campi. A partir do mês de agosto de 2024, após 18 anos de existência, os Cursos de Letras e Ciências Biológicas do Campus Missão Velha receberam a primeira turma de professores efetivos, aprovados no maior concurso público para docentes realizado por esta IES. Já no ano de 2023, foi inaugurado o Restaurante Universitário, uma das políticas de permanência estudantil que tem sido implementada pela Instituição, garantindo a segurança alimentar e nutricional aos discentes, docentes e funcionários. Ademais, vale ressaltar os esforços da Gestão para ampliar o número de bolsas de Pesquisa, Extensão, Estágio Extracurricular, Monitoria, Iniciação à Docência (PIBID).

A Administração Superior tem dialogado constantemente com a comunidade acadêmica, sociedade em geral, lideranças políticas, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Governo do Estado do Ceará, sobre a consolidação e expansão da instituição, que para Missão Velha é um campus bem estruturado, a exemplo do que ocorre atualmente em Campos Sales, onde está sendo construído um moderno campus da universidade.

Nesse sentido, foi realizada em 08 de março de 2025, na Câmara de Vereadores de Missão Velha, uma audiência pública, com a participação do Deputado Federal Idilvan Alencar, do Prefeito de Missão Velha, Dr. Lorim, vereadores e secretários/as municipais, dentre outras autoridades, do reitor e vice-reitora da URCA, Prof. Carlos Kleber e Profa. Socorro Vieira, Pró-reitores/as, Diretoras de Centro e do Campus de Missão Velha, alunos/as, professores/as e funcionários/as desta IES, com o intuito de discutir estratégias para viabilizar a construção de um campus novo. Portanto, é a partir do empenho, da mobilização de esforços e do diálogo entre as diversas instâncias que concretizaremos o sonho de um novo espaço para a plena realização das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação, assistência estudantil e administração da URCA em Missão Velha.

Reitoria da Universidade Regional do Cariri, Crato – CE, 25 de abril de 2025.