URCA lança Engenharia Agronômica, em Mauriti, focado na Sustentabilidade e desenvolvimento regional
25 de fevereiro de 2026 - 10:21

A Universidade Regional do Cariri (URCA) expandiu sua atuação ao inaugurar o curso de Engenharia Agronômica em Mauriti. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento da agricultura sustentável na região, qualificando novos profissionais através do ensino, pesquisa e extensão. A aula inaugural ocorreu na segunda-feira, 22, no auditório Mary Hismênia, no CEM Prof. Montenegro de Souza.
Foco e Impacto Regional
O Secretário de Educação do Município, Gilberto Jucá, expressou o privilégio de Mauriti receber a universidade, destacando que cerca de 600 estudantes do município atualmente se deslocam a outras localidades para estudar em universidades.
Renato Fernandes, Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da URCA, classificou o curso como um “vetor de desenvolvimento regional”. A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Teresa Rachel de Oliveira, reforçou que o curso em universidade pública, gratuito, que vem agregar com a expansão da universidade e agradeceu o apoio da administração local.
A primeira turma é composta por 31 estudantes no Bacharelado, com aulas no período diurno. Este é o 35º curso de graduação da URCA, que possui mais de 10 mil alunos.
Compromisso com o Semiárido
O curso está alinhado com as vocações agrícolas do Cariri e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comprometendo-se com a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico, a ética e o compromisso social.
O Reitor Carlos Kleber ressaltou a relevância da sustentabilidade e mencionou que a URCA celebra 40 anos neste ano, lembrando também o centenário de Violeta Arraes, ex-reitora, neste ano de 2026.
A Vice-reitora, Socorro Vieira, destacou a parceria com o município. O Vice-presidente da câmara, Romário Alencar, parabenizou os alunos. João Pedro da Silva Berto representou a primeira turma na solenidade.
Expansão do Ensino Superior no Ceará
A Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, enfatizou os investimentos estaduais na expansão do ensino superior, ressaltando que universidades mobilizam a economia local e evitam a evasão de talentos dos municípios.
O Prefeito João Paulo manifestou sua satisfação e planos de solicitar mais dois cursos para Mauriti, continuando com o processo de abertura de novos cursos no Município.
A aula magna do curso foi considerada histórica não apenas para a universidade, mas o município inaugurou uma nova fase com a implantação do primeiro curso superior, fortalecendo a vocação no desenvolvimento agrícola. A cidade agora contará com o campus Mauriti, da URCA.













