URCA participa de solenidade de lançamento do Programa Crato Turístico

5 de fevereiro de 2015 - 18:16

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo, participaram na noite de ontem, em Crato, do lançamento do Programa Crato Turístico – Procratur. Na ocasião foi realizada

images/stories/procratur - urca.jpga palestra “Uma grande oportunidade para o futuro da cidade – O caso de Gramado”, pelo ex-prefeito do Município gaúcho, Pedro Bertolucci.

O evento foi aberto pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turístico do Crato, Venâncio Saraiva, que destacou os principais pontos que serão trabalhados por meio do plano, incluindo o Consórcio Turístico, que envolve sete municípios da região, além da roteirização turística, marketing e divulgação e principalmente a questão da capacitação, enfatizada pelo secretário. O evento contou com a coordenadora geral do Conselho Nacional de Turismo, Lena Brasil, representando o Ministério do Turismo.

Durante a abertura das atividades foi realizada apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, além de componentes da Orquestra do Padre Ágio e um histórico das relações existentes entre Crato e Rio Grande do Sul, e a Itália, pelo documentarista e cerimonialista, Huberto Cabral. Empresários, representantes de instituições como o Sebrae, Associação Brasileira da Bares e Restaurantes (Abrasel – Cariri), além de empresários e secretários de Cultura e Turismo da região estiveram presentes para prestigiar a palestra. O evento foi presidido pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que esteve acompanhado na ocasião da primeira-dama do Crato, Gil Mattos.

O Secretário Venâncio Saraiva, destacou a parceria da Universidade nas ações pautadas para o turismo, com o apoio da instituição. Ele disse que pretende dar continuidade a esse trabalho, cada vez mais estreitando os laços para o sucesso dos empreendimentos no setor do turismo, em prol do desenvolvimento regional. A URCA tem sido a instituição de ensino superior que abraçou a causa em prol do fortalecimento do consórcio de turismo, principalmente dando ênfase ao processo, por meio do Geopark Araripe.

A representante do Ministério do Turismo, Lena Brasil, disse que os municípios estão no caminho certo e se prontificou a dar apoio aos projetos. O turismo religioso, segundo ela, será um dos segmentos do turismo priorizados nesta gestão do Governo Federal pelo ministério. Além disso, Lena Brasil ressaltou a roteirização e o destaque para as principais áreas de atuação do turismo, que devem ser priorizadas pelos municípios.

Durante a palestra, Pedro Bertolucci, disse que em poucos anos houve um crescimento de 2,5 para cinco milhões de turistas por ano que visitam a cidade de Gramado, que detém uma população de 32 mil habitantes. Ele destacou importantes eventos criados como produtos turísticos, a exemplo do Natal de Luz e o Festival de Cinema, dentre outros, ao longo dos anos, promovendo o turismo local.

O processo de crescimento no segmento inseriu questões como o envolvimento da comunidade e processo de preparação dos moradores para atuar na área, a qualificação, além do processo da visão de sustentabilidade. Fatores culturais estão envolvidos, principalmente na elaboração de ações voltadas ao turismo local. Hoje, a cidade é modelo em turismo. Tanto que, segundo o próprio ex-prefeito, o crescimento no número de visitantes do Brasil e vários países do mundo têm surpreendido. A preocupação agora é como administrar esse crescimento.