URCA participa do lançamento do Programa Rede Nacional de Cursinhos Populares

11 de março de 2025 - 12:10

A Universidade Regional do Cariri (URCA) participou, nesta segunda-feira, 10, em Natal – RN, do lançamento do Programa Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) e o Partiu IF. O evento contou com a presença de professores, estudantes e coordenadores do Curso Prevest da URCA, por onde já passaram milhares de estudantes de escolas públicas.

A iniciativa nacional visa promover a igualdade de oportunidades e fortalecer a democratização do acesso à educação para estudantes de todo o país. Os programas têm como objetivo ampliar as chances de ingresso no ensino superior e técnico-profissional, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais.

O Prevest, da Pró-Reitoria de Extensão da URCA, conta com a coordenação do professor Fábio Alexandre. O evento de lançamento teve a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e conta com a participação de diversas autoridades e representantes do setor educacional.

Entre os presentes, representando a URCA, se encontram o professor Fábio Alexandre, coordenador do Pré-Vestibular da URCA, o pró-reitor Adjunto da PROEX, Luiz Carlos, e a professora Luciana Macedo, além de aproximadamente 70 alunos da URCA.

O evento reuniu cerca de 5 mil pessoas, demonstrando o grande interesse e apoio às iniciativas que buscam garantir o acesso à educação de qualidade e reduzir as disparidades educacionais no Brasil. A mobilização reflete a importância desses programas para o futuro de milhares de jovens em todo o país.

Conheça mais o Prevest

Com o Prevest Presencial, a URCA manteve o formato tradicional de ensino, atendendo aproximadamente 800 alunos. Com a finalidade de expandir o curso para dar oportunidade aos estudantes da região, foi criado o Prevest nas Estradas, com a visita às escolas e aulas dinâmicas e palestras, apresentando a universidade e suas potencialidades. Nesse período, foram percorridos municípios desde Brejo Santo até Salitre, alcançando cerca de 2 mil alunos.

A ampliação do Prevest EAD possibilitou a plataforma de cursos online, que já beneficiou mais de 2 mil alunos, ampliando o acesso ao ensino de qualidade. Segundo coordenador, Professor Fábio Alexandre,  essas iniciativas foram responsáveis pela consolidação do Prevest como um programa abrangente e inclusivo, adaptado às necessidades dos estudantes em diferentes contextos.