URCA prestigia entrega da reforma do Museu do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte
9 de setembro de 2019 - 13:24
Mais valorização à cultura e a história do Cariri. A Universidade Regional do Cariri (URCA), esteve representada na reabertura do Museu da Fundação Memorial Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte, na última terça-feira.
O evento contou a presença do reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Júnior, a Pró-reitora de Extensão da URCA, Sandra Nancy, e a Pró-Reitora Adjunta da Pró-Reitoria e Planejamento, Núbia Almeida, que na ocasião abriu exposição, com mostra sobre a história da educação de Juazeiro do Norte.
A reabertura foi realizada por meio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, com investimentos adquiridos através de premiação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), resgatando um dos importantes equipamentos históricos da cidade, trazendo de forma mais didática o museu, com um redesenho do espaço de exposição, para a mostra de peças que pertenceram ao Padre Cícero e outros registros da história da cidade.
A entrega foi realizada pelo Prefeito Municipal da cidade, Arnon Bezerra, e o Secretário de Cultura, Renato Fernandes, além da presidente da Fundação, Cristina Holanda. Na ocasião estiveram presentes intelectuais da cidade e da região, além do Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness.
O Prêmio do Ibram
Em 2018, o Museu da Fundação Memorial Padre Cícero recebeu o Registro Oficial do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), comprovando perante ao órgão que exerce suas funções de acordo com o Estatuto de Museus (Lei Federal 1.904/2009, regulamentada pelo Decreto Presidencial 8.124/2013). Ainda em 2018, implantou o Projeto Ação Educativa para o Público Romeiro. A Fundação Memorial Padre Cícero submeteu os resultados desse projeto ao Edital Modernização de Museus 2019, do Ibram e foi um dos 28 contemplados, em todo o Brasil, com um prêmio no valor de R$ 100 mil reais para ser investido na modernização de seu museu.
Essa foi a primeira grande reforma realizada desde a sua fundação no dia 22 de julho de 1989, ou seja, há 30 anos. O Museu deixou de ter um caráter de antiquário e passa a formar um discurso museológico com ambientes temáticos construídos, como a participação da Beata Maria de Araújo no fenômeno da hóstia, a vida privada e a pública do Padre Cícero, a Sedição de Juazeiro e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, nesse novo formato, o museu passa a respeitar as normas vigentes de comunicação, conservação e acessibilidade aos acervos públicos, resultado de pesquisas atualizadas nas áreas de história e museologia, desenvolvidas pela equipe da Fundação Memorial Padre Cícero. “A nova exposição busca dialogar com a produção acadêmica mais recente sobre a história do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte, destaca Cristina Holanda”.