URCA realiza aula inaugural para os novos residentes
7 de março de 2019 - 12:13
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza nesta quinta-feira (07/03) a aula inaugural das residências “Multiprofissional em Saúde Coletiva” e “Enfermagem Obstétrica”, para desejar boas-vindas aos novos residentes aprovados no programa.
O evento teve início com a fala do Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, professor Francisco Elizaldo de Brito Júnior, parabenizando os novos residentes pela conquista. O professor também relatou sobre o processo de implantação da segunda turma, com o financiamento do Ministério da Saúde para as bolsas e integração da comunidade, da gestão municipal de saúde, do corpo docente e da equipe de saúde.
Em seguida, o Vice-Reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior, destacou a relevância das residências para promoção da saúde regional. “Esse é um momento importante para essa Instituição e para a Região, pela capacidade de sucesso e possibilidades de êxito na história da formação profissional através das Unidades de Saúde”, disse. Após, a palestra foi proferida pelo professor Antônio Germane Alves Pinto.
Na ocasião, estiveram presentes, a Coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, professora Dayanne Rakelly de Oliveira, a Chefe do Departamento de Enfermagem, professora Emiliana Bezerra Gomes, o Chefe Adjunto, professor Glauberto da Silva Quirino, funcionários e residentes.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva conta com 18 vagas distribuídas nas seis categorias profissionais: biologia (3), enfermagem (3), educação física (3), nutrição (3), farmácia (3) e fisioterapia (3). As atividades do programa acontecem na rede de saúde do município do Crato e da 20ª CRES, atuando nos eixos da atenção em saúde, educação permanente em saúde, gestão em saúde e controle social com ênfase nas arboviroses e nas demandas do território.
O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica tem por objetivo capacitar profissionais da área de enfermagem do ponto de vista ético, político e técnico científico para atuarem no campo da obstetrícia, assegurando os princípios do SUS no atendimento das reais necessidades de saúde da mulher e dispõe de 6 vagas.