URCA realiza Colação de Grau do PARFOR, em Juazeiro do Norte

13 de outubro de 2016 - 23:30

 

 

images/stories/formao parfor matemtica 1.jpg

O Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Professor Patrício Pereira Melo, presidiu, na noite desta quinta-feira, a Colação de Grau da turma 2015.2 do programa Plataforma Freire – PARFOR, com formação para 17 novos licenciados em Matemática. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, da Instituição, em Juazeiro do Norte.

 

Para o Reitor, o programa é ousado por chegar aos rincões do Brasil e que a URCA abraçou, sendo responsável pela formação centenas de professores nos últimos anos. Ele destaca a necessidade de maior valorização dos docentes, ao mesmo tempo em que ressalta o crescimento de vagas nos concursos, com concorrência acirrada. Ele ainda destaca a perseverança dos formandos, diante de um curso tão complexo. Passaram por vocês os melhores professores do curso da região. Docentes de formação rigorosa e esse tratamento foi repassado para a sala de aula”, destaca.

 

O orador oficial da turma, Elias Laurindo de Oliveira, ressaltou o momento de constante construção que passa o professor, que, para ele, não é um sofredor, mas um sonhador. As mudanças podem

images/stories/formao parfor matemtica 2.jpg

acontecer e a sociedade ser mais justa. Precisamos de mais união dentro da nossa própria classe, afirma. O momento é, antes de tudo, afirma, de agradecimento. A coragem e o comprometimento foram pontos destacados pelo formando.

 

O Reitor conclamou todos à perseverar, mesmo diante de uma sociedade em crise, e disse que houve momentos em que o acesso ao ensino público era apenas privilégio de uma elite. Ainda destacou o crescimento da URCA em 50 por cento nos últimos anos, além do aumento da procura para o vestibular.

 

De acordo com o Reitor, a URCA é a maior e melhor universidade do interior do Ceará, em números de professores, alunos e respostas positivas à sociedade. Além disso, dentro da política de fortalecimento institucional, aguarda reposta da Capes para a implantação de sete novos mestrados. “Essa é a nossa vocação. Somos universidade pública e manter a qualidade tem sido um desafio cotidiano. Professores têm se empenhado e feito os melhores esforços para tornar a universidade maior e mais forte”, afirma.

 

A coordenadora geral do PARFOR, Maria Isa, lembrou aos formandos a distinção entre a essência e o essencial e frisou o essencial relacionado a capacidade de educação. “Somos de direito e de fato educadores. Vocês são vitoriosos. Essas sementes têm que ser semeadas em boa terra e que gerem frutos”, completa. O patrono oficial da turma, Professor Flavio Franca Cruz, enfatizou a trajetória difícil para os alunos, mas o valor da coletividade acabou deixando a empreitada bem mais leve para todos. Além disso, frisou o árduo trabalho que é o ensino da matemática. A solenidade contou com a presença dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Professor Egberto Melo, e de Assistência Estudantil, Roberto Siebra, além de professores e coordenadores de cursos e servidores da Universidade.

 

 

images/stories/formao parfor matemtica 6.jpg