URCA realiza Curso de Formação: Ações Afirmativas por meio de Cotas Raciais – bancas de aferição e fraudes

20 de setembro de 2019 - 16:19 #

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação realiza nesta quinta (19/09) e sexta-feira (20/09), o Curso de Formação: Ações Afirmativas por meio de Cotas Raciais – bancas de aferição e fraudes, com a ministrante professora Dra. Marcilene Garcia de Souza do Instituto Federal da Bahia, na sala do Renasf.

O curso tem o objetivo de capacitar professores e servidores da Universidade para atuarem na implantação da Comissão Permanente de Heteroidentificação, como membros efetivos e suplentes.

A formação teve início com o treinamento para os técnicos responsáveis pela fotografia e filmagem nas bancas de aferição, após aconteceu a formação sobre as Relações raciais no Brasil; Ações Afirmativas e cotas raciais; Bancas de Aferição e fraudes.

Participaram do curso os pró-reitores Ana Maria Parente, Edson Martins, Roberta Piancó e Núbia Almeida; o diretor do CESA, Luis Mota; presidente e vice da Comissão Executiva do Vestibular, Ana Josicleide Maia e Marcelino Oliveira; e o coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História, Tiago Florence. Além de docentes, servidores técnicos administrativos e representantes de movimentos negros.

A capacitação é importante para URCA, considerando o sistema de cotas sociais e étnico-raciais que dispõe a Instituição, tendo em vista que para o ingresso e permanência no ensino de graduação e pós-graduação no âmbito da extensão,  pesquisa e políticas de assistência estudantil, é necessário cumprir os requisitos exigidos para efetuar a inscrição do candidato.